A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), lançou a segunda fase do programa “Viver Belém Servidor”, na manhã desta terça-feira, 3, no Palácio Antônio Lemos. A solenidade teve a participação do prefeito Zenaldo Coutinho, que assinou termos de compromissos com as construtoras participantes do programa, empresários, secretários municipais, servidores e do deputado estadual Sidney Rosa.
O programa oferece aos servidores do município condições favoráveis para aquisição da casa própria, com financiamentos a preços mais baixos que os praticados normalmente pelo mercado imobiliário local. O benefício é para servidores efetivos e também aos comissionados com renda de até dez salários mínimos. Nesta segunda etapa do “Viver Belém Servidor” serão ofertadas 224 unidades habitacionais divididas em seis empreendimentos. Os preços dos imóveis devem ficar em torno de R$ 104 mil a R$ 140 mil.
Para o prefeito Zenaldo Coutinho, com o programa, a prefeitura passa a ser uma intermediadora entre o empreendedor e seu cliente. “É uma junção de forças a favor. O município de Belém, ao oportunizar essa intermediação e essas vantagens adicionais aos servidores, leva também a mensagem dos empreendedores, ou seja, aproxima os interesses. A prefeitura exerce seu papel social, prestigiando e abrindo mão de alguns impostos municipais aos empresários, que disponibilizam imóveis com oportunidades exclusivas. E isso se torna de grande interesse dos nossos servidores”, avaliou o prefeito.
O inspetor Nonato, que há 26 anos atua na Guarda Municipal de Belém, estava à procura de informações para se cadastrar no programa. “Ainda não tenho casa própria, mas estou tentando dar esse passo largo em minha vida. Para quem trabalha na área de segurança, e alguns de nós moramos em áreas de risco, essa oportunidade de tentar adquirir uma residência em lugar mais seguro é muito importante, e assim poderemos dar mais tranquilidade às nossas famílias”, disse o inspetor.
Oportunidade - Na primeira etapa “Viver Belém Servidor”, no ano passado, foram lançadas 24 unidades habitacionais. Nesta segunda fase serão mais de 200 imóveis, que estão localizados nas Avenidas Augusto Montenegro e Mário Covas, nos bairro do Tenoné e de Val-de-Cans e no Distrito de Mosqueiro.
Os interessados devem acessar o site da Prefeitura de Belém (http://www.belem.pa.gov.br/viverbelemservidor) e fazer a inscrição. Podem se cadastrar servidores efetivos e também comissionados, além de aposentados e pensionistas. As inscrições são submetidas às condições de financiamento do Sistema Financeiro da Habitação (STF), por meio dos agentes financeiros Caixa Econômica e Banco do Brasil. A aquisição é feita ainda na fase de planta dos imóveis, que ficam localizados em condomínios fechados, com área de lazer, vaga de garagem, pavimentação interna e iluminação pública.
Para o titular da Sehab, Maiken Souza, é uma grande oportunidade para os servidores. “É fundamental que Prefeitura de Belém lance a segunda etapa deste programa, na qual o servidor vai ter a chance de fazer aquisição de imóveis de ótima qualidade, com taxas diferenciadas do mercado comercial e em locais muito bons para morar. O servidor municipal é o nosso público alvo, no intuito de que possa ter uma moradia digna, e que realize o sonho da casa própria”, informou o secretário.
O empresário Neil Henriques, incorporador das construtoras Orionn Engenharia e Vivare Engenharia, disse que é muito importante a parceria entre os empresários e a Prefeitura de Belém. “A parceria é importante para se trazer habitação de interesse social ao município e aos servidores. São excelentes produtos, e só quem ganha é o servidor que terá acesso a preços bons, com índices abaixo do mercado, que giram entre 10 a 20% a menos dos que são praticados”, enfatizou o empresário.
Mesmo quem já possui casa própria está interessado nas vantagens do programa, como o servidor da Sehab, o advogado Waldiney Figueiredo. “Estou interessado em adquirir um imóvel para lazer em Mosqueiro. Vi que as condições são especiais para aquisição, e que acredito possa se enquadrar no meu orçamento e também na realidade financeira de outros servidores”, elogiou o advogado.
Serviço:
As inscrições dos servidores municipais no programa “Viver Belém Servidor” devem ser feitas no site da Prefeitura de Belém, no link http://www.belem.pa.gov.br/viverbelemservidor