Tenoné comemora um ano de funcionamento de unidade de saúde

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 10/06/2017 08:26

  • / Atenção básica / 10/06/2017 08:26

    Madson Valente e família têm a saúde acompanhada pelos profissionais da USF Tenoné. “Ter a unidade perto de casa faz muita diferença, ainda mais quando se é bem atendido”.

  • / Atenção básica / 10/06/2017 08:26

    A USF Tenoné possui o prontuário eletrônico, que facilita os agendamentos e cria um histórico para os usuários, e todos os programas da atenção básica implantados.

  • / Atenção básica / 10/06/2017 08:26

    Entre os programas garantidos estão os de planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério, exame de prevenção ao câncer de colo de útero, imunização, teste do pezinho e vigilância nutricional para crianças.

  • / Atenção básica / 10/06/2017 08:26

    São mantidos, ainda, os programas de controle de hipertensão e diabetes, atenção ao idoso, controle de tuberculose e hanseníase e atendimento em saúde mental e doenças sexualmente transmissíveis/HIV Aids.

  • / Atenção básica / 10/06/2017 08:26

    A vacinação é garantida à população na USF do Tenoné, inaugurada há um ano.

  • / Atenção básica / 10/06/2017 08:26

    A dona de casa Evelin Teixeira levou o filho para vacinar. “Nas duas vezes em que precisei de atendimento fui atendida rapidamente com consulta e exame e achei muito bom", conta.

  • / Atenção básica / 10/06/2017 08:26

    “A atenção básica aqui funciona. Nós nos empenhamos todos os dias para fazer a diferença”, destaca Luciana Avelar, gerente da unidade.

  • / Atenção básica / 10/06/2017 08:26

    Moradora do Tenoné, a assistente administrativo Andréa Sobral trabalha na unidade desde a inauguração e destaca o engajamento da comunidade para que a unidade virasse uma realidade.


Morador há 13 anos do bairro do Tenoné, Madson Valente, 39 anos, sempre sonhou em ter uma unidade de saúde próxima à sua casa. Sonho que foi realizado em 10 de junho de 2016, quando foi inaugurada a Unidade Saúde da Família do Tenoné (USF Tenoné) , construída e entregue pela gestão do prefeito Zenaldo Coutinho. “Ter a unidade perto de casa faz muita diferença, ainda mais quando se é bem atendido”, contou, enquanto aguardava agendamento de odontologia.

Madson e a família fazem todo o acompanhamento de saúde na unidade, desde vacinas, exames, curativos até consultas de enfermagem, odontológicas e médicas. “Hoje cuidamos mais da saúde e a unidade perto tem contribuído para isso”, disse. Antes, ele tinha que ir aos bairros vizinhos para ter atendimento.

A USF do Tenoné possui três equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), em fase de composição, que atendem uma área de 12 mil pessoas e tem como missão oferecer à população o acesso e a garantia à atenção primária, com foco na prevenção de doenças.

“A atenção básica aqui funciona. Nós nos empenhamos todos os dias para fazer a diferença e, mesmo com o fluxo muito grande de pessoas, trabalhamos para dar qualidade e resolutividade nos atendimentos”, destacou Luciana Avelar, gerente da unidade, que está há três meses no cargo, mas já possui vínculo com a comunidade. “Aqui nos conhecemos pelo nome. Se precisamos saber de alguma coisa, falamos com os agentes comunitários de saúde e eles localizam o usuário quase que de imediato”, completou.

A USF já possui o prontuário eletrônico, que facilita os agendamentos e cria um histórico para os usuários, e todos os programas da atenção básica implantados, como planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério, exame de prevenção ao câncer de colo de útero, imunização, teste do pezinho, vigilância alimentar e nutricional para crianças, controle de hipertensão e diabetes, atenção ao idoso, controle de tuberculose e hanseníase e atendimento em saúde mental e doenças sexualmente transmissíveis/HIV Aids, além de realizar visitas domiciliares, exames laboratoriais, curativos, dispensação de medicamentos e verificação de pressão arterial e glicemia.

Dedicação - Trabalhando na USF Tenoné desde a inauguração no cargo de assistente administrativo, Andréa Sobral relembra todo o engajamento da comunidade para que a unidade virasse uma realidade. “Sou moradora do Tenoné e acompanhei desde a escolha do terreno, toda a construção e hoje trabalho aqui. Estou vendo por dentro como o serviço funciona, as dificuldades, os avanços e podendo ajudar a comunidade”, destacou.

Andréa é estudante do curso de Serviço Social e procura levar para a unidade o que aprende na universidade. “Hoje estamos focando no planejamento familiar, com orientações para as famílias, muita conversa”, relatou, lembrando que, atualmente, a USF tem 180 grávidas fazendo pré-natal.

Sentada na entrada da sala de vacina, a dona de casa Evelin Teixeira contou que, mesmo morando no bairro há 15 anos, poucas vezes procurou os serviços de saúde. Na USF Tenoné, era a segunda ida. “Nas duas vezes em que precisei de atendimento fui atendida rapidamente com consulta e exame e achei muito bom. Hoje vim só trazer meu filho para vacinar. Essa unidade facilitou muito para a gente”, contou.

Marco - Para o secretário municipal de saúde, Sérgio Figueiredo, a entrega da USF Tenoné foi um marco para a saúde municipal, que ganhou mais um espaço para atender com dignidade e qualidade a população. “Atendemos a um anseio dos moradores do bairro, dentro do que consideramos a nossa estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica. Queremos cuidar para que as pessoas não adoeçam, investindo na prevenção e na orientação”, frisou.

A USF do Tenoné funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, com atendimento para as famílias da área em torno da unidade.

Texto: Paula Barbosa
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)