Ação aproxima moradores do Jurunas de serviços de saúde

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 14/06/2017 15:11

  • / Saúde / 14/06/2017 15:11

    A comunidade comemorou a concentração de serviços de saúde em um só lugar e de graça

  • / Saúde / 14/06/2017 15:11

    Edilberto Lacerda, presidente do centro comunitário Oswaldo de Caldas Brito, já pensa em novas ações de saúde após o atendimento realizado hoje

  • / Saúde / 14/06/2017 15:11

    As famílias aproveitaram a ação para colocar a saúde em dia

  • / Saúde / 14/06/2017 15:11

    Além de consulta, os moradores já saíram com encaminhamentos para exames nas unidades de saúde do bairro

  • / Saúde / 14/06/2017 15:11

    A ação também incluiu orientação sobre DST, Aids e Hepatite

  • / Saúde / 14/06/2017 15:11

    A população do bairro pode contar com exames rápidos, além das consultas e orientações médicas

  • / Saúde / 14/06/2017 15:11

    Lucidalva Oliveira aproveitou os serviços pra ela e pro neto e elogiou a oferta de serviços de saúde no bairro


Moradora há 35 anos do Jurunas, a dona de casa Sirene Gomes, 58 anos, foi uma das centenas de pessoas que passaram hoje, 14, pela ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde no bairro, com diversos serviços de prevenção e atenção à saúde. Dona Sirene não perdeu tempo e passou por consulta médica, vacinou, verificou pressão arterial, marcou exames e ainda ouviu os profissionais sobre uma boa nutrição. “É bom quando temos todos esses serviços assim, em um único momento. Eu me sinto numa maratona de saúde”, disse.

Feliz pela ação de saúde bem pertinho de casa, Lucidalva Oliveira, 50 anos, levou o neto Vitor Felipe, 2 anos, para vacinar e aproveitou para passar em todos serviços ofertados, saindo da ação com um largo sorriso no rosto e encaminhamentos para mamografia e exames, após consulta com clínico geral. “Fiquei sabendo pelo líder comunitário e não contei dificuldades e vim. Isso é muito bacana porque, muita vezes, a gente não tem tempo de ir ao posto de saúde e deixa para depois e agora só tenho que aproveitar essa facilidade”, contou a dona de casa.

De acordo com Sandro Pavão, coordenador de saúde do Distrito Administrativo do Guamá (DAGUA), a ação atendeu solicitação da comunidade que procurou a Sesma, por meio da liderança comunitária do bairro, e pode contar com a participação das unidades de saúde do bairro (Estratégias Saúde da Família do Riacho Doce, Condor, Radional, Terra Firme e Unidade Municipal de Saúde do Jurunas). “Viemos com uma estrutura para fazer um trabalho preventivo, com vacinas, verificação de pressão arterial e glicemia, testagem rápida de hepatites e sífilis, e consultas com duas médicas”, frisou.

Na ação, também foi possível passar orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV Aids, tuberculose, hanseníase, nutrição e saúde bucal. A pequena Giovana Perdigão, 7 anos, assistiu com muita atenção todas as orientações sobre a escovação correta dos dentes. “É divertido e bom para ter um sorriso bonito. Aprendi como faz a carretinha e a vassourinha nos dentes”, descreveu a menina, baseada na forma lúdica com que as odontólogas da Sesma explicaram o assunto para as crianças.

Para o presidente do Centro Comunitário Oswaldo de Caldas Brito, Edilberto Lacerda, a ação foi um sucesso na comunidade e ele já pensa na próxima ação. “Fui de porta em porta avisar que teríamos este evento e a população respondeu. Estávamos precisando e todos ficaram contentes. Agradeço muito a participação de todos da organização. Agora vamos pensar numa outra, que seja maior”, garantiu.

Texto: Paula Barbosa
Foto: Tássia Barros - Comus
Secretaria Municipal de Saúde (SESMA)