Programa de Qualidade melhora eficiência administrativa na Sesan

Da Redação - Agência Belém de Notícias - 14/06/2017 22:10

  • / 5s / 14/06/2017 22:10

    Mais de 150 servidores participaram do grande mutirão de limpeza para organização dos espaços administrativos

  • / 5s / 14/06/2017 22:10

    O titular da Sesan, Thalles Belo, explica que o sistema 5S possibilita melhor organização dos fluxos de trabalho

  • / 5s / 14/06/2017 22:10

    Os servidores participaram de uma aula de ginástica laboral antes do início dos trabalhos de limpeza

  • / 5s / 14/06/2017 22:10

    Com vinte garrafas pet recicladas é possível fabricar uma vassoura

  • / 5s / 14/06/2017 22:10

    Cesar Santos é um dos catadores que recebe o material reciclável descartado na Sesan

  • / 5s / 14/06/2017 22:10

    Desde a implantação do programa de qualidade, a Sesan descartou aproximadamente quatro toneladas de produtos


Gastar vários minutos por dia procurando informações ou um documento importante perdido no fundo de uma gaveta já não faz parte da rotina de trabalho de Monique Franco, Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Municipal de Saneamento (CPL/Sesan). Após a implantação do Programa de Qualidade, utilizando o sistema 5S de organização, ficou mais fácil catalogar e localizar os processos para licitação de serviços e acompanhamento de contratos vigentes.  

Este sistema contempla os sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina como forma de identificar problemas e gerar melhorias, reduzindo o desperdício de recursos e aumentando a eficiência operacional. "Estamos, agora, com os processos todos organizados, padronizados e digitalizados, o que torna o trabalho mais célere e eficaz", explica Monique, ressaltando que a organização também contribui para a motivação da equipe. 

Uma das etapas do programa foi executada nesta quarta-feira, 14. Com a participação direta de mais de 150 servidores, foi realizado um grande mutirão de limpeza para organização do espaço de trabalho nos setores administrativos.  

De acordo com o titular da Sesan, Thalles Belo, o sistema 5S é uma ferramenta de gestão que possibilita melhor organização dos fluxos de trabalho. “Organizados somos capazes de produzir mais e melhor, o que reflete diretamente na qualidade o serviço prestado à população”, destacou o secretário, explicando que o principal objetivo de  melhorar a eficiência administrativa e operacional foi alcançado. 

O lançamento do programa ocorreu no mês de Março deste ano no Centur e, desde então, foram realizados diversos cursos para formação de lideranças empreendedoras entre os próprios servidores. “Foram designados 12 auditores para acompanhamento das atividades além da capacitação no curso de processos e procedimento de sistemas, que determina padrões para a realização dos trabalhos em todas as suas etapas, desde a concepção de projetos de saneamento até a entrega de serviços para a sociedade de maneira geral”, explicou a diretora de planejamento da Sesan, Kátia Esteves.  

Coleta seletiva e reaproveitamento

Desde a implantação do programa de qualidade, no mês de Março, a Sesan efetuou descarte de aproximadamente quatro toneladas de produtos como papeis, plásticos e mobiliário que foram totalmente destinados para cooperativas de catadores que recebem apoio da Prefeitura de Belém. Todo esse material foi vendido e convertido em renda para os associados.

O catador, César Santos, 52 anos, trabalha há cinco anos retirando das ruas produtos que podem ser reciclados e reaproveitados. Ele fez uma demonstração de como está reaproveitado  parte do material coletado. Com peças retiradas do lixo, César montou um equipamento que serve para fabricar vassouras utilizando garrafas pet como matéria prima. “Com vinte garrafas dá pra fazer uma vassoura que é vendida por R$ 5. Somos 18 associados e fazemos todo o processo, desde a coleta nas ruas, a fabricação e a comercialização da vassoura”, explicou o catador que chega a produzir até 150 unidades por semana.

O mutirão contou, ainda, com apresentação do programa de coleta seletiva que está sendo implementado pela equipe de educação ambiental da Sesan, bem como ginástica laboral para início dos trabalhos de limpeza realizado pelos servidores.

Texto: Lauro Lima
Foto: Fernando Sette - Comus
Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN)