Começou neste sábado, 27, no galpão 1, o Boulevard das Feiras da Estação das Docas, o Festival Fartura - Comidas do Brasil, que pela primeira vez está sendo realizado na capital paraense e tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Belém (PMB). O evento segue até domingo, 28, de meio dia às 20h, com muitas atrações gastronômicas e culturais.
O Festival Fartura, que já é realizado em São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Tiradentes (MG) e Lisboa, em Portugal, chega agora a Belém e abre o calendário anual da reunião, quando chefs e produtores que utilizam ingredientes de diferentes estados do Brasil são convidados para aulas, degustações, cozinhas ao vivo e pratos especiais direcionados ao público.
Depois do I Encontro Mundial das Cidades Criativas da Gastronomia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), promovido pela PMB e realizado em novembro do ano passado, Belém é sede desse festival que trouxe chefs de cozinha de dez estados brasileiros, que estão atuando no evento ao lado dos chefs paraenses Thiago Castanho, Ângela Sicília, Ofir Oliveira, Felipe Gemaque, Eliana Ferreira, Solange Sabóia, Daniela Martins, Artur Bestene, entre outros.
Segundo projeções da organização do festival, espera-se que quatro mil pessoas passem pelo evento nos dois dias de realização. Para Lara Melo, diretora de marketing e produção do Festival Fartura, o evento já está em todas as regiões do Brasil e faltava chegar à região Norte. “É um privilégio estrear o festival em Belém, que é uma as cidades criativas da gastronomia mundial, segundo Unesco. Então, pela sua riqueza gastronômica, Belém foi escolhida para ser a cidade sede do Fartura no norte do Brasil”, explicou a diretora.
“Trazemos o Brasil para todos os estados onde realizamos o festival. Estão aqui mais de dez estados representados, com chefs em aulas, cozinha ao vivo, espaço interativo. Esperamos que o público nos prestigie, porque há comida para todos e que aproveitem as nossas atrações, especialmente, as aulas e os cursos, que são todos gratuitos, e que experimentem os nossos pratos”, convidou Lara Melo.
Feira - O Festival Fartura está disposto em três áreas distintas. Na parte externa do galpão 1 está armado o palco onde tem lugar as atrações culturais. Dentro do galpão fica o espaço onde os pratos dos chefs podem ser degustados, e na parte externa, de frente para a baía do Guajará, fica a Feira de produtos e produtores regionais.
Na tarde de sábado, uma das palestras mais concorridas foi a do chef paraense Thiago Castanho, do restaurante Remanso do Peixe. Castanho falou sobre como ingredientes amazônicos, em preparações não locais, podem contribuir para a manutenção da cultura amazônica, e foi longamente aplaudido pelo público.
Na parte de Cozinha ao Vivo Ver-o-Peso, a boieira da feira do Ver-o-Peso, Eliana Ferreira, preparou e ensinou como se faz uma “Paella Cabocla”. O público acompanhou tudo atentamente e provou o quitute, após a conclusão do prato.
A área de Chefs e Restaurantes, grandes filas se formaram para degustar pratos como Ravióli de Maniçoba, da chef paraense Ângela Sicília; o hot dog de maniçoba com mostarda de tucupi, do chef Artur Bestene, também do Pará; o Porquinho com Feijão tropeiro paraense, do chef mineiro Pablo Oazan; e o Arapuca de Pupunha, do chef Prazeres Quaresma, da restaurante Saldosa Maloca, da ilha do Combu, entre outros.
A senhora Ana Lúcia Gomes é de São Paulo, está em passeio por Belém e aproveitou para conhecer o festival. Ela escolheu o Ravióli de Maniçoba e ficou encantada. “É um enorme prazer poder conhecer e provar tanta coisa gostosa. Esse ravióli é maravilhoso e nunca comi nada igual. Fiquei tão encantada que pedi os detalhes de como ele é feito à chef. Aqui é tudo muito diferente e especial”, elogiou Ana Lúcia.
Para a chef Ângela Sicília, ter um festival como o Fartura em Belém é uma prova de reconhecimento da gastronomia paraense. “É a constatação do valor de nossos ingredientes, dos pequenos produtores, dos chefs, dos cozinheiros e das boieiras, numa valorização de um trabalho que estamos tendo há tantos anos”, disse.
“Estou apresentando um ravióli de maniçoba, que é uma criação ítalo-amazônica, respeitando a tradição do preparo da maniçoba e dando uma nova roupagem pra ela”, completou Ângela Sicília.
Domingo - No último dia do Festival Fartura, neste domingo, 28, as atrações continuam com pratos, palestras, apresentações ao vivo, de meio dia às 20 horas. A partir de 12h30, começam as palestras no espaço Educacional, com Samila Seki, de Belém-PA; as chefs Morena Leite e Jussara Lunas, de São Paulo (SP); Nazareno Alves e Eliene Suane, de Belém; Lorena Filgueiras, de Belém; Bruno Ferreira, de Belém; Ricardo Sanches, do Pará; e Rita Medeiros, de Brasília (DF).
No espaço Interativo estarão Solange Sabóia, da Casa Combu (PA); Nati Tussi, do restaurante Roister, de Porto Alegre (RS); e Daniela Martins, do restaurante Lá em Casa, de Belém (PA). No segmento Cozinha ao Vivo Ver-o-Peso, as atrações são os chefs Eduardo e Sérgio Leão, de Belém (PA); Mônica Rangel, de Resende (RJ); Bel Coelho, de São Paulo (SP); Damasceno, de Palmas (TO); e Felipe Oliveira, de Tiradentes (MG).
A programação artística começa às 13 horas, com show do guitarrista paraense Careca Braga. Depois tem Jardim Percussivo, Ester Sá, Cleber Cajum, Frutos do Pará, se encerrando com show do guitarrista Lucas Estrela, às 19 horas.
Na feira de Produtos e Produtores pode-se encontrar a produção paraense da Manioca (geleias e temperos), Filha do Combu (chocolate), Meu Garoto (cachaça de jambu), Fazenda Mironga (queijo do Marajó), Samisek (farofas gourmet), De Mendes (chocolates), Palmito Plama, Seu Bené (farinha) e do Ceará, castanha de caju da Onvit.
Serviço:
Festival Fartura - Comidas do Brasil, domingo, 28, das 12h às 20h, no galpão 1 da Estação das Docas. Valores: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia, para crianças entre 8 e 12 anos, estudantes, idosos, portadores de deficiência, professores da rede pública de ensino. Crianças menores que 8 anos não pagam). Ingressos pelo site http://bit.ly/INGRESSO_FarturaBelem. Informações: www.farturabrasil.com.br