Pesquisar

Obras em vias do Tenoné continuam em ritmo acelerado

Foto: Tássia Barros - Comus
Obras em vias do Tenoné continuam em ritmo acelerado
Obras em vias do Tenoné continuam em ritmo acelerado
Obras em vias do Tenoné continuam em ritmo acelerado
Obras em vias do Tenoné continuam em ritmo acelerado

O prefeito Zenaldo Coutinho percorreu as vias onde a obra já passou e também onde estão em andamento informando a comunidade sobre os benefícios para o bairro

Começou nesta segunda-feira, 29, o asfaltamento de um novo trecho da rua Quinta Linha, do bairro do Tenoné. A obra teve início em junho do ano passado. Aproximadamente 250 metros da Quinta Linha, entre as travessas Alacid Nunes e São Francisco, já foram atendidos com obras de drenagem profunda com tubulação dupla, linha d’ água, construção de meio fio e calçadas, e agora começam a receber a pavimentação, a um valor de R$ 2 milhões.

Toda a extensão da via é de 1.050 metros e mais 80 metros de lançamento de águas pluviais, no conjunto Laranjeiras. As obras no Tenoné, que vão contemplar 40 ruas das proximidades, estão orçadas em cerca de R$ 11 milhões e vão acabar com os problemas de alagamentos enfrentados pelos moradores da área. O prefeito Zenaldo Coutinho visitou a obra na manhã de hoje, 29. 

Um dos maiores problemas encontrados na via era que tubulação de drenagem antiga era feita por um tubo de 40 centímetros de diâmetro e estava totalmente comprometida em vários trechos, o que dificultava o escoamento da água da chuva e causava alagamentos.

O primeiro trecho das obras de saneamento da Quinta Linha, entre a avenida Principal do conjunto Maguari e a travessa Alacid Nunes, foi entregue em dezembro do ano passado. O financiamento da obra é do Governo do Estado do Pará, por meio do Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE), da Secretaria de Planejamento (Seplan), e contrapartida da Prefeitura Municipal de Belém.

Benefícios - O prefeito Zenaldo Coutinho lembrou que, além da obra na Quinta Linha, outras ruas às proximidades serão beneficiadas. “Esta via é mais uma que recebe drenagem profunda, calçadas e pavimentação, ou seja, dignidade. Além desta rua, várias outras serão beneficiadas, em uma parceria da Prefeitura e o Governo do Estado para beneficiar as comunidades, e mostrando que o dinheiro com o qual vocês pagam seus impostos voltam a todos em forma de benefícios”, disse o prefeito.

Uma das vias do entorno da obra que vai ser contemplada é a travessa São José de Ribamar. A senhora Luiza da Costa, moradora da rua há 20 anos, recebeu a notícia, em primeira mão, dada pelo prefeito. “Essa rua tinha que entrar no cronograma da obra maior e já esperamos há muito tempo por ela. Eu sou uma das pessoas que mais pede por este local, vou atrás mesmo. Espero que eu e meus vizinhos tenhamos asfalto em nossas portas”, disse dona Luiza.

A engenheira da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Nelma Siqueira, informou que até sexta-feira, dia 2, toda a primeira parte da obra na Quinta Linha, a partir da rua Alacid Nunes, já estará asfaltada e com todas as calçadas reconstruídas.  

O autônomo Alonso Oliveira, que mora em uma parte em que as obras já estão prontas, disse que foi uma grande alegria ter a rua asfaltada, mas reclamou da coleta do lixo, que, segundo ele, está falhando. “O problema são as pessoas mal educadas que colocam o lixo na rua quando não é o dia correto. E assim, se falha a coleta, o lixo acumula”, denunciou. Zenaldo Coutinho acionou a Sesan para ter maiores informações sobre o problema e solucioná-lo.

A previsão de entrega total das obras é de mais 120 dias. Dentro do cronograma já estão prontas as vias Sexta Linha, rua Manaus, rua Belém, rua Aracaju, rua Maceió, e a ligação entre as ruas Manaus-Belém.

Vão entrar em obras ainda as passagens São Francisco, Três Marias, São José de Ribamar, São Luís, Central, Tiradentes, Nova República e Laranjeiras.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: