O dia 12 de janeiro de 2019 foi uma data para celebrar, sejam aqueles que nasceram ou adotaram a cidade de Belém como seu lar. Neste aniversário de 403 anos a capital esteve em festa desde o início do dia com a missa na Catedral, seguida do tradicional corte do bolo, à tarde a inauguração de uma Unidade Especializada para a Saúde da Mulher e por fim as homenagens com a imposição de um dos mais importantes reconhecimentos do município: a entrega das medalhas do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco.
A cerimônia de entrega das medalhas em homenagem a 30 personalidades e entidades, pelos relevantes serviços prestados no âmbito de suas atividades no município de Belém, ocorreu no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura.
Na ocasião o prefeito Zenaldo Coutinho ressaltou o motivo pelo qual fez as homenagens com a comenda. “Esta foi uma forma de reconhecermos a importância que cada uma dessas pessoas e instituições teve ao longo de 2018 em nossa cidade, nas diferentes áreas como civis, militares, artistas. Ou seja, Belém reconhece a importância e contribuição de cada um ao desenvolvimento da nossa cidade”.
O desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, Ricardo Nunes, que foi um dos homenageados, agradeceu por ter sido escolhido para receber a honraria e destacou as belezas durante a leitura de um poema.
A honraria foi criada pelo Decreto Municipal 14.538/ 78, de 1º de agosto de 1978, na gestão do prefeito Ajax Carvalho D’Oliveira, e é destinada a homenagear pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que desenvolveram - ou desenvolvem - trabalhos e ações para o benefício e a valorização da capital paraense e de sua população.
Culto
Ainda como parte dos festejos pelos 403 anos de Belém, a igreja Assembleia de Deus preparou um culto especial. Com uma orquestra e coral composta por mais de 90 músicos e cantores, os fiéis exaltaram as belezas da cidade cantando músicas que lembram os lugares e costumes dos belenenses.
O prefeito Zenaldo Coutinho esteve presente e agradeceu a celebração. “É um momento especial para Belém,uma cidade com um milhão de meio de habitantes, cheia de desafios e com um problema que agride o país inteiro que é a violência, poder festejar orando e agradecendo é bom. Eu como cristão, me sinto extremamente feliz em estar participando desse momento”, disse.