Pesquisar

Prefeitura de Belém realiza nova etapa de entrega de kits de merenda escolar

Foto: Agência Belém
Prefeitura de Belém realiza nova etapa de entrega de kits de merenda escolar
Prefeitura de Belém realiza nova etapa de entrega de kits de merenda escolar
Prefeitura de Belém realiza nova etapa de entrega de kits de merenda escolar

Os responsáveis dos alunos devem ficar atentos ao dia de entrega dos kits pelas redes sociais da prefeitura e avisos afixados nas escolas e grupos de WhatsApp das turmas.

Com o retorno das teleaulas da rede municipal de ensino por meio do programa Educa Belém, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com a Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), inicia mais uma etapa de distribuição de kits merenda escolar nesta quarta-feira, 5, para escolas do distrito de Outeiro e Ilha de Cotijuba. Esta é a quarta distribuição durante a pandemia da covid-19, e segue até o dia 20 para as demais unidades escolares. Serão distribuídos aproximadamente 6 mil kits por dia, nas diversas localidades do município.

Com esta iniciativa, mais de 74 mil alunos das 203 escolas da rede municipal serão beneficiados com uma alimentação saudável, até o retorno das aulas presenciais previstas para setembro. As aulas foram suspensas em março pelo decreto municipal para combater a proliferação do novo coronavírus.

“Sabemos da importância que é para esses alunos, que estão em casa, terem uma boa alimentação para melhorar a qualidade de vida e saúde diante desta pandemia”, declara Socorro Aquino, titular da Secretaria Municipal de Educação. A secretária reforça que todos os alunos receberão os kits, portanto, os pais devem seguir o planejamento de distribuição, de acordo com a escola do filho.

“Nossos alunos precisam estar bem alimentados para o retorno das aulas. Temos mais um mês em casa e este kit merenda escolar vai ajudar para que eles estejam saudáveis para retornar às aulas. Os pais devem ir buscar o kit do seu filho”, completou Socorro Aquino.

Entrega - Os responsáveis dos alunos devem ficar atentos ao dia de entrega dos kits pelas redes sociais da prefeitura e avisos afixados nas escolas e grupos de WhatsApp das turmas. Para receber a merenda escolar é preciso apresentar um documento que comprove o vínculo com aluno. Cada família terá direito a um kit por criança matriculada na rede municipal.

Os kits são compostos por itens básicos como peito de frango sem osso; leite em pó; feijão; biscoito; arroz; açúcar; farinha de mandioca; óleo de soja e fubá de milho. A novidade nesta remessa é que serão entregues itens da agricultura familiar para aproximadamente 9 mil crianças matriculadas em Unidades de Educação Infantil, compostos por batata doce ou macaxeira, banana, laranja e farinha de tapioca.

Além do kit merenda escolar, os responsáveis receberão kits pedagógicos com atividades remotas para os estudantes. Durante a distribuição, os pais devem seguir as orientações para evitar aglomeração, bem como obedecer ao horário estipulado para a entrega, estar usando máscara e manter o distanciamento de um metro por pessoa. O responsável que perder o dia da entrega deve procurar a direção ou coordenação da escola para receber o kit.

Famílias – Muitas famílias foram afetadas pela pandemia e a merenda escolar reforçou a alimentação em casa. “O kit é muito importante para a minha família, creio que para as outras famílias também. A distribuição foi bem organizada e somou com o pouco que tínhamos em casa. Foi maravilhoso, ficamos mais seguros. Agora, estamos na expectativa, porque precisamos, e sei que Deus providencia através de vocês, os kits”, afirmou a dona de casa, Narija Núbia Pompeu, mãe da Avitória, sete anos, aluna do na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Demo, em Outeiro. 

Leiliane Pacheco, mãe dos gêmeos Sofia e Gabriel Pacheco, alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Parque Amazônia, conta que ela e o marido, antes da pandemia tinham uma renda estável no ramo de decoração de festa, e em virtude da doença, as encomendas foram canceladas. “Tínhamos um renda estável que dava para nos manter. Mas, da noite para o dia os serviços foram cancelados, e a merenda ajudou muito a gente a se manter. Assim como muitos, ficamos desesperados com quatro crianças para sustentar, tenho certeza que assim como me ajudou, o kit ainda vai ajudar muitas famílias. Fico feliz em poder contar com esta nova entrega”.

Balanço – Desde a suspensão das aulas no mês de março, determinadas pelo decreto municipal nº 95.955, a Prefeitura de Belém já entregou mais de 200 mil kits entre as escolas da capital, distritos e ilhas. A primeira entrega foi realizada a partir dos alimentos que já tinham sido entregues na escola. Num segundo, momento, a Prefeitura começou a distribuir o kit merenda específica para o contexto da pandemia, sendo realizadas duas entregas.

Com um investimento de R$ 3.367.500,00 neste terceiro lote, a iniciativa atende a recomendação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no que compete à qualidade nutricional e sanitária, com a inclusão de gêneros in natura, incentivando hábitos alimentares saudáveis, respeitando a cultura local, além de fomentar a produção local da agricultura familiar, propiciando uma fonte de renda neste momento de pandemia.

Confira a lista das escolas que receberão os kits de merenda nesta quarta-feira, 5:

- EMEIF Eidorfe Moreira - Escola Bosque

- Flexeira (anexo Escola Bosque) - entrega na Escola Bosque

- Seringal (anexo Escola Bosque) - entrega na Escola Bosque

- Faveira (anexo Escola Bosque) - entrega na Escola Bosque

- Jutuba (anexo Escola Bosque) - entrega na Escola Bosque

- Jamaci (anexo Escola Bosque) - entrega na Escola Bosque

- EMEI Cotijuba

- EM Prof. Helder Fialho Dias

- EM Prof. Pedro Demo

- Centro Comunitário do Tucumaeira - (anexo da EM Prof. Helder Fialho Dias)

- Fidélis - (anexo da EM Prof. Helder Fialho Dias)

- EM Casa Escola da Pesca

-EM Monsenhor José Maria Azevedo

- EMEI Círia Tulosa

- UEI Luizmarina Muniz

- UEI Itaiteau (Outeiro)

- Associação dos Moradores Alameda das Palmeiras
 

 

Relacionadas: