Pesquisar

HPSM Mário Pinotti comemora 100 anos de história nesta quarta-feira,11

Foto: Arquivo - Agência Belém
HPSM Mário Pinotti comemora 100 anos de história nesta quarta-feira,11

Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (HPSM) celebra 100 anos de história.

Com capacidade para atender mais de seis mil pessoas e realizar mais de 300 cirurgias por mês o HPSM Mário Pinotti, o PSM da 14, chega aos 100 anos de história como referência de atendimento e cuidados para todos os belenenses. De portas abertas desde 1921, o órgão de saúde conta hoje com mais de 1300 funcionários, entre efetivados, contratados e prestadores de serviço.

Cada profissional é essencial para fazer a diferença no atendimento do PSM da 14, desde os motoristas das ambulâncias que são responsáveis por fazer a transferência ou levar os pacientes para receberem atendimento médico, até o cirurgião. O motorista Lourival Lima é um desses profissionais. “O nosso trabalho é de suma importância, porque o paciente precisa ser transportando com rapidez e segurança. Nós somos uma equipe que anda com técnicos que vão monitorando o paciente, além disso, o nosso trabalho é especializado também, porque nós fazemos cursos para saber por onde conduzir a ambulância para levar o paciente ao atendimento de forma urgente”, explicou. 

A assistente administrativa do hospital, Valdilene Pereira Menezes, ressalta o papel importante que cada funcionário desenvolve para elevar a qualidade de atendimento aos seus usuários. Ela trabalha no local há 29 anos. “Todos são importantes quando a missão é salvar vidas, dos serviços gerais aos profissionais de saúde. E todos nós procuramos desempenhar nossas funções com seriedade e compromisso, pois assim conseguiremos ofertar um serviço humanizado a população de Belém”, garante.

A enfermeira e coordenadora da Saúde do Servidor, Elizabete Cordeiro, já atua no hospital há 20 anos. “O pronto-socorro é a minha primeira casa, pois eu vivo a maior parte do tempo lá. E ele representa para mim toda a minha formação, educação, sobrevivência, aprendizado e amadurecimento profissional. O hospital é uma escola diferenciada das outras unidades de saúde, até porque nos ensina a ser profissionais dedicados e fazemos de tudo para que as coisas possam dar certo, declarou a servidora.

Ao longo da pandemia, os profissionais da saúde enfrentaram vários desafios, como descreve a enfermeira Reginete Freitas. “Posso dizer com convicção que trabalhar na linha de frente do combate à Covid, foi até aqui, o maior desafio da vida. Por ser algo ainda desconhecido, no início sentíamos muito medo de se contaminar, contaminar nossos familiares, mas como profissionais da saúde, tínhamos que estar ali fazendo o nosso trabalho porque éramos tudo o que aqueles pacientes tinham” conta a servidora.

Comemoração

No último domingo, 8, o HPSM Mário Pinotti completou 100 anos de trajetória e como forma de celebração, realiza nesta quarta-feira, 11, uma cerimônia especial para marcar o momento histórico. 

Com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a programação terá apresentações do grupo de toada Encantos do Sol e dos corais do Banco do Brasil e da Igreja da Sé. Também marcam o aniversário do hospital a volta da Pediatria ao seu espaço original, após meses destinado exclusivamente a pacientes com Covid-19, o lançamento do Consultório de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) com ênfase na saúde do trabalhador e, o que não poderia faltar, o tradicional bolo com direito a parabéns.

Durante a comemoração também será lançado o livro intitulado “As políticas de saúde do Pará na primeira República”, dos servidores públicos da área de saúde e educação, o médico sanitarista José Raimundo da Silva Árias e a professora Regina Barbosa da Costa. A obra conta a história das instituições públicas do estado do Pará e é resultado de uma pesquisa de sete anos.

Para o vice-diretor geral do HPSM Mário Pinotti, Átila Pereira, esse é um momento muito importante para o Hospital, pois o PSM da 14, como é conhecido popularmente, é um dos principais hospitais do município. “O hospital sempre teve uma importância muito grande para a capital paraense, porque ele abrange todos os tipos de atendimento e especialidades dentro da Secretaria Municipal de Saúde. Então, a gente tem dentro do pronto-socorro desde a clínica médica até o cirurgião, e várias outras especialidades de grande importância na urgência e emergência”, destacou.

Histórico 

O Hospital Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (HPSM), conhecido também como PSM da 14, foi inaugurado no dia 08 de agosto de 1921 pelo então governador do Pará, o médico Antonio Emiliano de Souza Castro, o Dr. Sousa Castro. Desde então, o hospital passou por diversas evoluções ao longo desses 100 anos.

Atualmente o Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti realiza atendimentos de média e alta complexidade e possui diversas especialidades para atender a população da capital paraense, oferecendo serviços como Cirurgia Geral, Anestesia, Traumatologia, Neurocirurgia, Pediatria, Clínica Médica e Intensivista, tanto para adultos como para crianças.

A instituição conta com apoio multidisciplinar em assistência direta aos pacientes nas especialidades Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Farmacêutico, Farmacêutico-Bioquímico e Enfermagem. O hospital dispõe ainda de sala de vacinação e serviço de hemoterapia que funcionam 24 horas por dia.

Serviço:

Centenário do HPSM Mário Pinotti

Data: 11/08

Horário: 10h30

Local: Tv. 14 de Março, n° 500. Bairro do Umarizal.

Confira a programação:

- Abertura (auditório)
- Apresentações culturais (Grupo de toada Encantos do Sol, Coral do Banco do Brasil, Coral da Igreja da Sé).

- Saudação
- Lançamento do livro "As políticas de saúde no Pará, na primeira República".
11h30 - Parabéns do centenário.
Tenda: Bolo de aniversário no estacionamento, para os servidores.
12h - Visita à Pediatria e lançamento do consultório PICS com ênfase na Saúde do Trabalhador, que ao longo do dia vai atender os servidores do hospital.

 

 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: