O Coral Cênico Vozes do Servidor já está se preparando para a apresentação no dia 22 deste mês, no Encontro de Saberes, programação comemorativa ao Dia do Servidor. Os ensaios iniciaram-se há cerca de dois meses e ocorrem todas as segundas-feiras, às 14h30, na sede da Secretaria Municipal de Administração (Semad). O grupo de canto fez sua estreia, com a primeira apresentação no dia 28 de Setembro, durante a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à sede da Semad.
O coral faz parte do Programa de Valorização do Servidor da Semad e é composto por vinte funcionários de diferentes órgãos municipais, como a Secretaria Municipal de Educação (Semec), a Coordenadoria de Comunicação Social de Belém (Comus) e a própria Semad.
Musicalização - A professora de Artes da Semec, Nelma Azevedo, foi convidada para ser a maestrina do coro. "Pretendo, primeiro, dar noções de musicalização, técnica vocal, identidade vocal, interpretação corporal e performance", explica a regente. "Não precisa ser um coral tradicional, quero também trazer um pouco do teatro para as apresentações. Meu objetivo maior é fazer esse servidor se sentir especial".
O coral é mais uma estratégia de valorização do servidor público e reflete o compromisso da gestão municipal em acolher, escutar, respeitar as individualidades e a existência coletiva desses trabalhadores.
"Durante uma roda de conversa com a Secretaria Municipal de Economia, um dos servidores que já tinha participado de um grupo de canto, sugeriu que fosse criado um coral só com servidores municipais. Nós gostamos da ideia e implementamos o coral, no sentido de valorização de suas habilidades, como pessoa e como servidor", conta a secretária municipal de Administração, Jurandir Novaes.
Reencontro - A jornalista Joyce Assunção, da Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), é uma das participantes do grupo e diz que esse momento é muito especial, porque ela vai ter a oportunidade de se reencontrar com uma paixão antiga. "Participar do coral é muito significativo pra mim, porque o primeiro contato que tive com a música foi por meio de um coral, durante a minha adolescência", lembra.
"Retomar a algo que gosto tanto de fazer é especial, ainda mais porque é em outra fase, no ambiente de trabalho, com servidores de outras secretarias, podendo trocar experiências. Todo esse processo melhora também o rendimento no trabalho, a relação com os colegas, com as pessoas que a gente atende", acredita a jornalista.
Serviço: A Semad informa que qualquer funcionário público municipal pode participar do coral. Para isso, basta preencher um formulário e entregar na sede da Semad, na avenida Almirante Barroso, 1213, próximo à travessa Maris e Barros, no bairro Marco. Para mais informações, é só ligar para o telefone (91) 3039-7600.