“Hoje a instituição GMB, assim como eu, tem mais uma ferramenta para atuar em defesa da segurança do cidadão. Belém conta com mais de 40 ilhas, a maioria delas habitadas e que precisam de segurança”. A declaração é da GM Aline Miranda, 35, que se destacou e ficou em primeiro lugar no curso de Piloto de Embarcação e Tripulante promovido pela Marinha do Brasil em parceria com o Grupamento Fluvial da Polícia Militar (Gflur).
Com nove anos de serviço público, Aline é a primeira agente feminina da instituição apta e qualificada para navegação com técnicas de abordagens, pilotagem de pequenas embarcações de até oito metros de comprimento e fiscalização, entre outras demandas.
Ela está entre os cinco agentes da Guarda Municipal de Belém que concluíram a qualificação. A solenidade de entrega de certificados e brevês, foi realizada nesta sexta-feira, 18, na sede do Grupamento Fluvial da Polícia Militar.
Além de Aline Miranda, foram certificados os GMs Ivanoe Lopes, Sidney Farias, Elielson Barbosa e Hamilton José Magalhães.
O curso teve por objetivo capacitar e habilitar agentes de segurança pública a navegar e a conhecer as normas de navegação com segurança. Com o início das atividades na última segunda-feira, 14, as aulas teóricas ocorreram na sede da Gflur, localizada na rodovia Arthur Bernardes, bairro de Val-de-Cans, em Belém, e as aulas práticas no rio Guajará.
No curso com carga horária de 40h/aula, os participantes receberam conhecimentos em pilotagem, procedimentos de tripulação, uso do rádio para comunicação marítima; legislação sobre tráfego aquaviário; manobras de embarcações; noções sobre motores propulsores; noções sobre estabilidade de embarcações; navegação e meteorologia; nomenclaturas náuticas e noções básicas sobre poluição ambiental nos rios e segurança na navegação, entre outras habilidades.
O inspetor geral da Guarda Municipal de Belém, Joel Ribeiro, agradeceu e falou da importância do curso para a instituição. “Agradeço a Marinha do Brasil, tal como a Gflur, pela parceria e participação dos nossos agentes nesse curso de extrema importância”.
Embarcação
Por ocasião do aniversário da cidade, em 12 de janeiro, a Guarda Municipal de Belém recebeu do Governo do Estado, uma embarcação para auxiliar nos trabalhos de segurança dos rios e dos ribeirinhos.
A lancha entrou em operação no dia 19 de janeiro, ajudando no patrulhamento preventivo e orientação durante as ações emergenciais realizadas pela Prefeitura de Belém no distrito de Outeiro, afetado pelo transtorno da interdição da ponte que dá acesso à ilha, após um dos pilares de sustentação ser atingido por uma balsa.