Pesquisar

Agente feminina da GMB se destaca em curso promovido pela Marinha do Brasil

Foto: GM Valdson Cortinhas
 Agente feminina da GMB se destaca em curso promovido pela Marinha do Brasil
 Agente feminina da GMB se destaca em curso promovido pela Marinha do Brasil
 Agente feminina da GMB se destaca em curso promovido pela Marinha do Brasil
 Agente feminina da GMB se destaca em curso promovido pela Marinha do Brasil

GM Aline Miranda habilitada pela Marinha à prática de navegação com abordagem de segurança.

“Hoje a instituição GMB, assim como eu, tem mais uma ferramenta para atuar em defesa da segurança do cidadão. Belém conta com mais de 40 ilhas, a maioria delas habitadas e que precisam de segurança”. A declaração é da GM Aline Miranda, 35, que se destacou e ficou em primeiro lugar no curso de Piloto de Embarcação e Tripulante promovido pela Marinha do Brasil em parceria com o Grupamento Fluvial da Polícia Militar (Gflur).

Com nove anos de serviço público, Aline é a primeira agente feminina da instituição apta e qualificada para navegação com técnicas de abordagens, pilotagem de pequenas embarcações de até oito metros de comprimento e fiscalização, entre outras demandas. 

Ela está entre os cinco agentes da Guarda Municipal de Belém que concluíram a qualificação. A solenidade de entrega de certificados e brevês, foi realizada nesta sexta-feira, 18, na sede do Grupamento Fluvial da Polícia Militar.

Além de Aline Miranda, foram certificados os GMs Ivanoe Lopes, Sidney Farias, Elielson Barbosa e Hamilton José Magalhães.

O curso teve por objetivo capacitar e habilitar agentes de segurança pública a navegar e a conhecer as normas de navegação com segurança. Com o início das atividades na última segunda-feira, 14, as aulas teóricas ocorreram na sede da Gflur, localizada na rodovia Arthur Bernardes, bairro de Val-de-Cans, em Belém, e as aulas práticas no rio Guajará.

No curso com carga horária de 40h/aula, os participantes receberam conhecimentos em pilotagem, procedimentos de tripulação, uso do rádio para comunicação marítima; legislação sobre tráfego aquaviário; manobras de embarcações; noções sobre motores propulsores; noções sobre estabilidade de embarcações; navegação e meteorologia; nomenclaturas náuticas e noções básicas sobre poluição ambiental nos rios e segurança na navegação, entre outras habilidades.

O inspetor geral da Guarda Municipal de Belém, Joel Ribeiro, agradeceu e falou da importância do curso para a instituição. “Agradeço a Marinha do Brasil, tal como a Gflur, pela parceria e participação dos nossos agentes nesse curso de extrema importância”.

Embarcação

Por ocasião do aniversário da cidade, em 12 de janeiro, a Guarda Municipal de Belém recebeu do Governo do Estado, uma embarcação para auxiliar nos trabalhos de segurança dos rios e dos ribeirinhos. 

A lancha entrou em operação no dia 19 de janeiro, ajudando no patrulhamento preventivo e orientação durante as ações emergenciais realizadas pela Prefeitura de Belém no distrito de Outeiro, afetado pelo transtorno da interdição da ponte que dá acesso à ilha, após um dos pilares de sustentação ser atingido por uma balsa.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: