O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, fará parte da comitiva da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que vai participar da Smart City Expo LATAM Congress 2022, onde vai presentar o projeto Belém Inteligente. O evento internacional reúne empresas e instituições com o intuito de divulgar ações que estão sendo implementadas em cidades da América Latina. A sétima edição da Smart City Expo será realizada na cidade de Mérida, no México, entre os dias 7 e 16 de junho.
O prefeito de Belém estará acompanhado de mais quatro gestores de cidades do Brasil, escolhidos entre os mais de 5 mil municipios associados à FNP. A delegação ficará no México entre os dias 7 e 10 de junho, onde participará de palestras, exposições e visitas.
"Do Brasil todo, só cinco municípios foram escolhidos pela Frente Nacional dos Prefeitos para representar o país neste evento internacional. Belém é um deles", comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.
A viagem para participar da Smart City Expo LATAM Congress, na condição de chefe de estado, foi autorizada pela Câmara Municipal de Belém (CMB), nesta quarta-feira, 1º de junho. A FNP e a organização do evento são patrocinadoras da viagem.
Transformação, desafios e intercâmbio - A sétima edição da Smart City Expo vai reunir mais de 300 cidades de 45 países, que discutirão temas como a transformação digital, sociedade conectada, mudanças climáticas e cidades resilientes, mobilidade e urbanismo sustentável, entre outros.
O evento busca identificar desafios comuns das cidades e apresentar um melhor planejamento urbano, por meio de intercâmbio entre os gestores.
Dentro da programação do congresso, os gestores participarão de palestras sobre economia, cidades inteligentes e mudanças climáticas.
Palestrante - No dia 9 de junho, o prefeito Edmilson Rodrigues participará, como palestrante, da mesa “Mobilidade Centrada nas Pessoas: proximidade e transporte público”, ao lado de representantes de cidades mexicanas. No dia 10 de junho, a delegação da FNP se encontrará com o prefeito de Mérida, Renán Barrera, e visitará os Institutos da Mulher e do Planejamento, além do Centro Integral dos Idosos.
“Debaterei cidades inteligentes, o nosso projeto Belém Inteligente, Metrópole Amazônica da Inovação, com o foco na mobilidade urbana, e como as tecnologias e os direitos sociais podem andar juntos, para viabilizar uma cidade inteligente, democrática, com participação social, transparente e com exercício da cidadania”, explicou o prefeito Edmilson Rodrigues, que também é vice-presidente de Cultura da FNP.