Pesquisar

Revoada de Pássaros Juninos abre programação junina oficial da Prefeitura de Belém

Foto: Marcos Barbosa-Agência Belém
Revoada de Pássaros Juninos abre programação junina oficial da Prefeitura de Belém
Revoada de Pássaros Juninos abre programação junina oficial da Prefeitura de Belém
Revoada de Pássaros Juninos abre programação junina oficial da Prefeitura de Belém

Michel Pinho, presidente da Fumbel, destaca a forte identidade dos Cordões de Pássaaros na história de Belém.

Em Belém é grande a expectativa para o retorno dos festejos juninos presenciais. Nesta quarta-feira,8, a partir das 19h, o Teatro Waldemar Henrique abre as portas para receber os pássaros juninos e cordões de bicho. Os pássaros juninos são uma manifestação cultural popular genuinamente paraense composta por espetáculos folclóricos de músicas, danças e dramatizações típicas da cultura do Pará. 

Em 2022 a Prefeitura de Belém vai realizar as apresentações, com entrada gratuita, de 16 Pássaros e Cordões de Bicho, no Teatro Waldemar Henrique, localizado na Praça da República, no bairro da Campina, nos dias 8, 9, 10, 22, 23 e 29 de junho.

A estreia do Arraial se dará com uma grande Revoada dos Pássaros, que contará com a participação de todos os grupos de Pássaros Juninos e Cordões de Bicho, que se apresentarão no decorrer da quadra junina. 

Os coordenadores e guardiões de pássaros estão contando os minutos para se apresentar para o público pela primeira vez depois de dois anos de pandemia. Os diversos grupos de Pássaros e Cordões de Bicho já estão em atuação há muitos anos e alguns estão estreando na quadra junina municipal. O Arraial da Nossa Gente contempla grupos de Belém, Outeiro, Icoaraci e Mosqueiro na programação do Teatro Waldemar Henrique.

Luci Alane, 45, guardiã do Cordão de Bicho Borboleta Azul, de Mosqueiro, vai trazer o grupo que se apresenta nas quadras juninas há quatro anos. "Atuamos com jovens e crianças carentes ribeirinhas, da ilha de Mosqueiro. Nosso grupo já tem mais de 60 anos, mas atuamos em apresentações para o público nas quadras juninas e nazarena desde 2018", comentou.

Enquanto alguns grupos ainda estão no início da sua trajetória de apresentações para o público, outros já têm décadas de estrada e muita experiência com as revoadas. Antônio Ferreira, 53, é guardião do grupo Tem-Tem do Guamá e conta que o grupo existe desde 1930. Foi criado em Icoaraci, mas com o decorrer dos anos veio para os bairros de Belém, passando pelo Telégrafo, Pedreira e Sacramenta. Há 25 anos o grupo se concentrou no bairro do Guamá, onde se encontra até hoje.

"Nunca deixamos de revoar dentro da quadra junina. Não podemos nunca deixar os Tem-Tem revoarem, por isso nosso Tem-Tem do Guamá está sempre presente nas revoadas", explica Ferreira. A programação dos Pássaros Juninos terá duração de seis dias e contará com todo apoio da Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel). 

Para o presidente da Fumbel, Michel Pinho, a construção dos pássaros juninos tem uma identidade muito forte na história de Belém, não só pela sua característica popular, como pela sua teatralidade.

"É muito importante que a Fumbel, que responde pela cultura do município não só apóie, mas também instrumentalize as pessoas a continuarem a apresentar esse espetáculo tão bonito", ressalta. 

Confira a programação completa das apresentações dos Pássaros Juninos e Cordões de Bicho, no Teatro Waldemar Henrique.

Quarta-feira - 8/6 
Revoada dos Pássaros, a partir de 19h

Quinta-feira - 9/6
20h - Pássaro Pequeno Guará
21h - Pássaro Tucano

Sexta-feira - 10/6
19h- Cordão do Bicho Bacu
20h - Pássaro Tangará

Quarta-feira - 22/6
19h - Cordão de Bicho Oncinha
20h - Pássaro Rouxinol
21h - Pássaro Papagaio Real

Quinta-feira - 23/6
19h - Pássaro Sabiá
20h - Pássaro Tem-Tem do Guamá

Quarta-feira - 29/6
19h - Pássaro Ararajuba
19h50 -Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro
20h40 - Cordão de Bicho Borboleta Azul
21h30: Pássaro Beija-Flor
22h15 - Pássaro Japiim. 

Mais festejos – Ainda neste mês, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), organiza uma grande festa, que será celebrada na Praça Waldemar Henrique, no bairro do Reduto. O arraial será realizado de 15 a 30 de junho. A expectativa é que 40 grupos, como quadrilhas e toadas, parafolclóricos, carimbó e demais grupos do segmento se apresentem durante a programação. Veja AQUI os artistas confirmados para se apresentar no Arraial da Nossa Gente 2022. 

Toda a programação é gratuita.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: