Até o próximo domingo, 17, a Prefeitura de Belém, através da Fundação Escola Bosque (Funbosque), estará no estande da Cultura Rede de Comunicação na 26ª Feira Pan-amazônica do Livro e das Multivozes, uma parceria que visa contribuir para a educação da população, por meio do incentivo à leitura e a importância da preservação do meio ambiente.
Troque um Livro por uma Planta é o tema da campanha realizada pela parceria Funbosque e Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), que recebeu uma grande adesão dos frequentadores da Feira do Livro. Cada pessoa que entrega um livro, seja usado ou comprado na feira, no estande da Cultura, recebe uma muda de espécie vegetal regional.
"Para nós da Fundação Escola Bosque é uma grande satisfação poder celebrar a parceria com a Funtelpa. As mudas distribuídas são produzidas por nossos alunos, professores e técnicos resultantes de projetos pedagógicos alinhados ao combate às mudanças climáticas. Esperamos que a parceria siga adiante e nos colocamos à disposição para realizarmos muitos projetos conjuntos", informa o presidente da Funbosque, Alickson Lopes.
Preservação ambiental e arborização
As mudas são produzidas no viveiro do Casarão da Cultura da Funbosque, por meio do projeto Agentes e Monitores Ambientais (AMA), sendo num total de 50 mudas doadas por dia, das espécies, Açaí BRS, Açaí Branco, Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Araçá Boi, Limão siciliano, Ingá, Jacarandá Mimoso, Bacaba, Urucum, Cupuaçu, Jenipapo, Acerola, e Pau preto. Em 2023 a Funbosque já fez doação de mais de 12 mil mudas.
"Me sinto grato em estar participando de um projeto que incentiva as práticas da leitura e de reflorestamento na nossa cidade, pois sabemos que muitas pessoas não têm o hábito de ler, e que também não veem o meio ambiente como essencial, mas com essa parceria isso tudo muda", afirma o aluno da Escola Bosque, Carlos Jhonata.
Ação até domingo
A ação no estande ocorre até o último dia de Feira do Livro, no domingo, 17, atrás da Arena Multivozes, no coração do Hangar Centro de Convenções.
"Quero agradecer a parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Escola Bosque, que nos ajudou a realizar essa ação onde estamos trabalhando a educação ambiental, a cultura e a literatura para os visitantes da feira. Essa é a primeira de muitas outras ações que futuramente vamos desenvolver", destaca o presidente da Funtelpa, Miro Sanova.