“Vacina é proteção. Vacina é vida”, afirmou Nazaré Athayde, coordenadora municipal do Programa de Imunização na manhã deste sábado,23, durante a Campanha de Multivacinação realizada pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
A ação foi realizada em 39 postos de saúde em parceria com o Governo do Estado e Ministério da Saúde. “É importante que a população tenha consciência e seja sensível para esta grande causa, que é a Multivacinação. Ela evita transtornos e adoecimentos que chegam aos hospitais e podem levar até a UTI. O Programa de Imunização não existe sem a adesão da sociedade. É compromisso de todos nós. Uma ação coletiva”, enfatizou Nazaré Athayde.
Calendário vacinal
A segunda fase da Campanha de Multivacinação foi realizada das 8h às 17h em diversos pontos de vacinação da região metropolitana de Belém, disponibilizando imunizantes que fazem parte do Calendário Vacinal de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade.
A dona de casa Daniela Souza nunca encontrava tempo para vacinar seu filho Diogo Souza, de 12 anos, durante a semana. Depois de ver o anúncio da campanha no Instagram PMB/Sesma, levou o filho adolescente à UBS Portal da Amazônia. “Ele tomou as vacinas Influenza e HPV. Assim, fecha o Calendário Vacinal de 2023. Fiquei feliz, pois já estava preocupada”, comentou.
O agente administrativo Murilo Machado, e sua esposa Bruna Sarges, levaram a filha Maria Julia Machado, de 1 ano de idade, para tomar a vacina que previne a meningite. “É importante ter campanha de vacinação no fim de semana. Muitas pessoas só têm tempo no sábado e iremos trazer nossa filha em outras campanhas de vacinação, pois os filhos são nossos bens mais preciosos”.
A educadora física Priscila Brabo levou ao posto de saúde do Portal da Amazônia o filho Noan Kael, de 12 anos e a afilhada Sarah Silva, de 9 anos. Noan tomou a vacina ACWY (que previne a meningite) e HPV (doenças sexualmente transmissíveis) e Sarah recebeu as vacinas HPV e Infuenza. “É necessário fazer a conscientização sobre a prevenção, já que está sendo ofertado gratuitamente mais de 20 imunizantes para crianças e adolescentes, para que lá na frente se evite problemas de saúde”, ressaltou.
Imunização continua
A partir desta segunda-feira, 25 de setembro, todos imunizantes que fizeram parte da Campanha de Multivacinação deste sábado estarão disponíveis em todos os pontos da rede municipal de saúde, além de todas as vacinas recomendadas para crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos originários.