Pesquisar

Eleição para 80 novos conselheiros tutelares de Belém ocorre domingo, 1º de outubro

Foto: Joyce Ferreira / Agência Belém / Comus
Eleição para 80 novos conselheiros tutelares de Belém ocorre domingo, 1º de outubro
Eleição para 80 novos conselheiros tutelares de Belém ocorre domingo, 1º de outubro

Além de buscar garantir os direitos das crianças e adolescentes em vulnerabilidade social com a eleição dos novos Conselheiros Tutelares, todos os anos a Prefeitura, por meio do Congresso Mairí das Crianças, atende demandas específicas, para que sejam incluídas no planejamento da cidade.

No próximo domingo, 1º de outubro, ocorre eleição para os novos conselheiros tutelares de Belém. Para o terceiro processo unificado do Conselho Tutelar de Belém, 80 novos conselheiros (40 titulares e 40 suplentes) vão ser eleitos para um mandato que dura quatro anos. A votação acontece das 8h às 17h, em 61 espaços da cidade, entre eles estão escolas municipais e estaduais. 

Qualquer pessoa pode votar, basta ter a partir de 16 anos, estar em dia com a Justiça Eleitoral, apresentar o título de eleitor e um documento de identificação oficial com foto.

O Conselho Tutelar tem o objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. Em Belém, existem oito Conselhos Tutelares, que cobrem todos os oito distritos administrativos da capital: Dágua, Daico, Daent, Dasac, Daout, Damos, Daben e Dabel. 

“A defesa das crianças é, e sempre foi prioridade da nossa gestão, e a eleição dos conselheiros é democrática e com participação popular", destacou o prefeito Edmilson Rodrigues. "Por isso tem todo o apoio da Prefeitura".

Além da Prefeitura de Belém, o pleito conta com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA). O Ministério Público do Pará (MPPA) é o fiscalizador do processo. 

A eleição é coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac) e soma 258 candidatos em 2023. Segundo Muller Maia, presidente do Comdac, as campanhas dos candidatos começaram dia 14 de agosto e encerram dia 30 de setembro.

“Os locais de votação estão pré-definidos. O Comdac coordena todo esse processo, desde o registro das candidaturas até a condução da votação”, explicou Maia. 

Candidatos – No total, 258 candidatos concorrem às vagas para novos conselheiros tutelares de Belém, de acordo com o Relatório de Candidatos por Distrito

Pólos de votação - Às eleições, o Comdac conta com total de 61 polos de votação em todos os oito distritos de Belém, sendo 310 urnas eletrônicas disponibilizadas para o pleito pelo TRE-PA. 

Para mais informações, acesse o Portal do Comdac

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: