O 4° Conselho Nacional “Democracia, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Valorização do Trabalho”, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), foi aberto na tarde desta quarta-feira, 8, no Teatro Gasômetro, em Belém. O encontro segue até a próxima sexta-feira, 10.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Belém e objetiva unir o sindicalismo brasileiro para a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, reafirmando o compromisso da CTB com as causas da classe trabalhadora.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou do evento ao lado da vice-governadora do Pará, Hanna Ghassan. O gestor municipal ressaltou a força das lideranças sindicais. "A CTB elegeu Belém para ser a capital do debate estratégico sobre a importância da luta dos trabalhadores e trabalhadoras. De como o mundo do trabalho hoje pode enfrentar o neoliberalismo, essa estrutura da globalização perversa, além de afirmar o sonho possível de uma sociedade livre de todas as formas de exploração e de opressão", comentou o prefeito.
Debates
O Conselho segue até o dia 10 de novembro, com diversas atividades em vários locais da cidade. Serão dois dias de debate, atividades culturais, painéis, mesas e palestras. "Estamos felizes por realizar, pela primeira vez, esse encontro nacional na região Norte do Brasil. Esses debates aqui em Belém também serão sobre a COP-30, a ser realizada aqui. Os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil também querem participar", comentou Adilson Araújo, presidente nacional da CTB.
Presidente da CTB do estado do Ceará, Luciano Simplicio, 66 anos, veio a Belém pela segunda vez. Para o sindicalista, esse momento é fundamental para os trabalhadores.
"Esse conselho é o que vai tirar diretrizes para o próximo período: como vamos atuar de uma maneira unida para fortalecer a luta da classe trabalhadora" , comentou Luciano.
Programação:
DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2023 – QUINTA-FEIRA
CENTRO DE EVENTOS BENEDITO NUNES – UFPA
R. Augusto Corrêa, 01 – Guamá, Belém/PA, 66075-110
9h – Leitura e aprovação do Regimento Interno
9h30 – Apresentação do documento do 4º Conselho Nacional da CTB “DEMOCRACIA, DESENVOLVIMENTO, SUSTENTABILIDADE E TRABALHO VALORIZADO”
10h – PAINEL 1: AMAZÔNIA VIVA – BIOECONOMIA, EMPREGOS VERDES, RENDA E GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS
– Prof. Dr. GILMAR PEREIRA DA SILVA, Vice-Reitor da Universidade Federal do Pará, Pedagogo, Doutor em Educação pela UFRN, Especialista em História da Amazônia (UFPA), experiência na área de Politicas Públicas, ênfase em Trabalho e Educação do Campo, Movimentos Sociais e Desenvolvimento Regional.
– EVERSON COSTA, Supervisor Técnico do Dieese-PA e Especialista em Economia pela UFPA.
11h – Intervenções dos delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho
12h30 – Almoço
14h – PAINEL 2: – AMAZÔNIA VIVA – BIODIVERSIDADE, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROTEÇÃO DOS POVOS E TERRITÓRIOS
– Prof. Dr. NORBERT FENZL, doutorado em Hidrogeologia – Ciências Ambientais pela Universidade de Viena e pós-doutorado pela Universidade Técnica de Viena, pesquisador e professor Titular da Universidade Federal do Pará, Núcleo de Meio Ambiente (NUMA);
– JORGE PANZERA, Presidente do PCdoB Pará e presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará/IOEPA
15h – Intervenções dos delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho
17h – PAINEL 3: AÇÃO GLOBAL EM DEFESA DO TRABALHO DECENTE E DA VALORIZAÇÃO DO TRABALHO
– ROSÂNGELA SILVA RASSY, Diretora do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho.
– PAULO CÉSAR SARMENTO GAYA, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego no Pará – SRTEPA, Administrador de Empresas e Especialista em Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda.
18h30 – Encerramento dos trabalhos do dia – jantar
21h às 00h – Atividade Cultural – CERVEJARIA CABOCA – Boulevard Castilhos França, 550, Campina, Belém/PA.
10 de novembro de 2023 – SEXTA-FEIRA
CENTRO DE EVENTOS BENEDITO NUNES – UFPA
R. Augusto Corrêa, 01 – Guamá, Belém/PA, 66075-110
09h – PAINEL 4: A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DAS MULHERES E O NOVO CICLO DESENVOLVIMENTISTA
10h – Intervenções dos delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho
13h – almoço
14h – PAINEL 5: BALANÇO E ATUALIDADE DO MOVIMENTO SINDICAL BRASILEIRO / ORGANIZAÇÃO SINDICAL E VALORIZAÇÃO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA
15h – Intervenções dos delegados e delegadas sobre o documento do 4º Conselho
17h – Apreciação da Proposta de Resolução
18h – Encerramento