Fórum reúne gestores da saúde em Belém


Fórum reúne gestores

da saúde em Belém

As novas políticas de remuneração do sistema de saúde e as estratégias para baixar os custos são ternas de debate do 1 Fórum Paraense de Gestão em Saúde, que será realizado dia 19 de agosto, das 8 às 18 horas, no Hotel Grand Mercure, na avenida Nazaré, em Belém. Em um formato inédito na capital paraense, o evento vai reunir coordenadores, gerentes, diretores e gestores da área da saúde, abordando às principais tendências em relação a inovação, demandas do mercado, melhores práticas em gestão, aprimoramento de competências e visão empreendedora.

O organizador do evento, o radiologista, intensivista e gestor em saúde Sipriano Ferraz, argumenta que os custos da saúde privada no Brasil estão ficando insustentáveis. "No modelo de pagamento por serviço, predominante no sistema de saúde do Brasil, a conta é feita a partir de cada exame, material, diária etc. Ou seja, ocorre um estímulo à alta produtividade, o que pode induzir ao desperdício por ineficiência ou induzir o prestador de saúde a realizar mais procedimentos, simplesmente para aumentar a sua remuneração".

Como solução, o evento abordará um tema que já é realidade em outros países, no qual utiliza-se urna base de dados de prontuários eletrônicos para inferir resultados, traçar métricas e medir custos. "() big data permite medir a prática de cada procedimento, mensurar consumo de recursos e o percentual de complicações. Com isso, é possível medir o valor de cada tratamento, deixando de remunerar o serviço, mas pagando pelo resultado", explicou Sipriano. "Este novo modelo de remuneração pode ser chamado de Assistência Baseada em Valor ou 'fee for

packing' (pagamento por pacotes). O objetivo é diminuir o desperdício e melhorar a eficiência operacional, beneficiando prestadores, operadoras e clientes", acrescentou o especialista.

O fórum é uma realização do Hospital Aclventista de Belém, Hospital Cynthia Charone, Hospital Porto Dias, Maternidade Saúde da Criança, Centro Integrado de Oncologia e Hospital Pró-infantil e conta com apoio cla Grand Mercure Hotels & Resorts e Dani Engenharia Hospitalar.

A programação contará com palestras de profissionais cio Hospital Albert Einstein, dentre eles a gerente cio escritório de gestão de valor Márcia Makdisse, que falará sobre "Assistência baseada em valor e a jornada de valor do Hospital Albert Einsten". O diretor de inovação e de gestão do conhecimento Cláudio "Ferra fará a palestra "Inovação tecnológica e empreencledorismo em saúde: tendências e oportunidades".

Entre outros participantes, o secretário municipal de saúde de Belém, Sérgio Amorim. Também foram confirmadas as presenças de dirigentes dos principais hospitais e operadoras de saúde. Dentre eles: Diogo Porto Dias, diretor clínico cio Hospital Porto Dias; Ma rkus Barcellos, diretor clínico do Hospital Aciventista de Belém; Tarita Dourado, superintendente de operações da Hapvicia; Wilson Niwa, presidente da Unimeci-Belém; Cynthia Charone, diretora dos Hospitais e Clínicas Cynthia Charone; Sheila Santana.