Zoonoses fara doação nos feriados e fins de semana


Zoonoses fara doação nos

feriados e fins de semana

Pessoas interessadas em adotar cães ou gatos também podem procurar pelo novo amigo aos finais de semana e feriados. O Centro de Controle de Zoonoses de -Belém (CCZ), da Prefeitura de Belém, vai estender o funcionamento a partir do próximo sábado (6). O centro fica localizado na avenida Augusto Montenegro, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (Upa) de Icoaraci e fará adoções de 10h às 15h.

As adoções eram realizadas somente de segunda a sexta-feira. Também são realizadas Feiras de Adoção mensalmente. Todos os animais disponíveis para adoção já estão castrados e vacinados. Os interessados em adotarem um animal precisam apresentar documento original com foto e comprovante de residência atual, para comprovar a adoção consciente e responsável. O CCZ disponibilizará ainda transporte até a residência para quem não tem veículos para levar o animal para casa.

De acordo com a médica veterinária da Universidade Federal Rual da Amazônia (UFRA), Márcia Figueiredo, antes de decidir adotar um animal, a pessoa interessada deve refletir sobre os gastos, o

tempo que será depositado e a responsabilidade que se passa a ter. ,

"Todo animal precisa de atenção, carinho, alimentação, higiene e cuidados veterinários. Eles são totalmente dependentes dos tutores, por isso, é preciso que as pessoas pensem bem antes de adotar um cão ou gato", afirma. Dentre as principais necessidades do lar para um animal está a liberdade. "Os animais precisam de espaço, não podem ficar presos durante o dia todo ou acorrentados. Mesmo em apartamentos, eles precisam ter momentos livres", orienta.

Em alguns casos, a adoção acontece quando adultos querem presentear os filhos ou outras crianças da família com um animal, para ser uma companhia. Nessas ocasiões, a veterinária explica que o cuidado deve ser redobrado e que a orientação sobre responsabilidade é essencial. "Os adultos precisam explicar para a criança que o animal precisa de atenção e que ela, a partir da adoção, é responsável por isso. O diálogo é a melhor estratégica, contudo, é importante que as pessoas acompanhem as crianças nas atividades e que cobrem os deveres", explica.