Oito escolas abrem os desfiles da capital paraense


No barracão da Grande Família, os trabalhos estavam a todo vapor

Confira a ordem dos desfiles

partir de hoje, a

Aldeia de Cultura

Amazônica David

iguel, no bairro da Pedreira, será palco dos desfiles das escolas de samba da capital no Carnaval Oficial da Prefeitttra de Belém. A programação começará com os desfiles das escolas de samba do 2° grupo, seguido do desfile das escolas do 1° grupo, amanhã, e do 3° grupo, no domingo, 16. A Grande Família será a primeira a entrar na avenida e outras sete escolas desfilarão hoje. O evento é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), em parceria com a Liga das Escolas de Samba.

O Carnaval 2020 home

nageia Ruy Barata, poeta, político, advogado, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), jornalista e compositor paraense, nascido em Santarém em 1920. Na condição de jornalista, ele dirigiu o suplemento literário do jornal A Província do Pará. Foi, ainda, titular da cadeira de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Artes. Com o filho Paulo André Barata, compôs um vasto número de canções que são referência em todo o Pará, como "Esse Rio é Minha Rua", "Banho de Cheiro" e "Indauê Tupã".

Durante os três dias dos desfiles, serão interditadas a pista central e as pistas do entorno da Aldeia Amazônica, na avenida Pedro Miranda, entre

a travessa Lomas Valentinas e a avenida Dr. Freitas, a partir das 17 horas e até o término das atividades do Carnaval. E, para curtir o espetáculo carnavalesco e ter acesso aos ingressos das arquibancadas, os interessados devem se deslocar às escolas de samba do bairro ou a um dos 12 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Belém e levar um quilo de alimento não perecível.

A Aldeia Amazônica David Miguel foi entregue completamente reformada. em dezembro do ano passado e está pronta para receber as agremiações e o público nas arquibancadas e camarotes do espaço, que recebeu reforço estrutural dos pilares, pintura geral, revisão da cobertura, manutenção de infiltrações, melhoria nos pisos e do revestimento interno, troca de louças e de luminárias. O local comporta aproximadamente 1.600 pessoas

BARRACÕES

Também é intensa a movimentação nos barracões das escolas de sam

ba, que estão ultimando os detalhes, principalmente aquelas agremiações que já vão se apresentar nesta sexta-feira, como é o caso de A Grande Família, a primeira a se apresentar na passarela do samba e que vai abordar o enredo "Amazônia - O Lamento do Povo da Floresta".

A programação oficial de Carnaval vai contar com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde (Sesma), Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan) e Meio Ambiente (Semma) e da Ordem Pública, Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa).

E a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), também levará uma operação de conscientização aos desfiles das escolas de samba de Belém, que será realizado na Aldeia Amazônica no próximo fim de semana. O objetivo é coibir práticas nocivas ao meio ambiente e combater a poluição sonora e qualquer outra situação que prejudique a permanência das pessoas que participam dos desfiles. A Semma trabalhará em conjunto com outros órgãos. Um dos principais alvos será a poluição sonora por meio de som automotivo e som com volume excessivo dentro das casas que poderão atrapalhar a

• Hoje

1 A Grande Família

2. Mocidade Botafoguense

3. Coração Jurunense

4. Império Jurunense

5. Habitat do Boto

6. Os Colibris

7. Cacareco

8. Acadêmicos da Pedreira

•Amanhã

1. Mocidade Unida do Benguí

2. Embaixada de Samba do Império Pedreirense

3. Deixa Falar

4. Piratas da Batucada

5. Rancho Não Posso Me Amofiná

6. Império de Samba Quem São Eles

7. Bole-Bole

8. Xodó da Nega

9. Matinha

Domingo, 16

1. Paixão Rubro Negra

2. Rosa da Terra Firme

3. Alegria Alegria

4. Parangolé do Samba

5. Caprichoso da Cidade Nova

6. Mocidade Olariense 7 Nova Mangueira 8. Embaixada Azulinos

9. Rosa Ouro

10. Guerreiros do Samba e do Amor

11. Boêmios da Vila Famosa

12. Estrela Reluzente

FONTE PREFEITURA DE BELÉM

passagem dos brincantes na Aldeia Amazônica.

"O trabalho da Semma no Carnaval de Belém é importante para que não ocorram prejuízos no desfile das escolas de samba por conta dos exageros de som no entorno da avenida. Trabalhamos incansavelmente em conjunto com a ordem pública, para que nenhuma escola seja prejudicada e para que o público desfrute da beleza do nosso desfile", disse Juliany Frazão, chefe do Departamento de Fiscalização da Semma.

SEGUNDO GRUPO

Oito escolas abrem os

desfiles da capital paraense

FOLIA - A tradicional A Grande Família será a primeira a entrar na avenida no carnaval oficial de Belém

Trabalhamos em conjunto coma ordem pública,

para que o público desfrute da beleza do nosso desfile