Visando contribuir para a inclusão social e produtiva das famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, que desenvolvem atividades de catação de lixo no Aterro Sanitário do Aurá, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), assinou na manhã desta sexta-feira,6, contrato com a empresa Ekoar Consultoria e Assessoria, vencedora da licitação para a prestação de serviços de execução do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) de apoio aos catadores.
O compromisso acordado vem atender ao Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre Ministério Público do Estado e a Prefeitura de Belém, em abril de 2013. O contrato também responde às sugestões e reivindicações dos trabalhadores daquela região.
“A importância da construção de alternativas de geração de emprego e renda dando uma nova perspectiva aos trabalhadores da área, é fundamental para as mudanças necessárias”, destacou a presidente da Funpapa, Tonya Pinheiro.
A Prefeitura de Belém vem desenvolvendo um Plano de Ação Intersetorial direcionado à atenção e apoio aos catadores de materiais recicláveis presentes no Aterro Sanitário do Aurá, como estratégia de implantação da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A empresa Ekoar irá executar o trabalho técnico social oferecendo cursos de capacitação por um período de 12 meses, que beneficiará até 957 moradores de Belém, identificados e cadastrados pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Aurá.