Uma manhã de brincadeiras e competições marcou a programação cultural de encerramento das aividades semestrais do Programa Forças no Esporte, que atende 80 estudantes da rede municipal de ensino
Um dos objetivos da programação espcial foi promover a interação maior entre os estudantes por meio de competições e brincadeiras de cunho competitivo-participativo como corrida do saco, espoca balão, e dança com bola. Também teve a escolha dos dois alunos destaques no Projeto do mês de junho. “Já observamos que momentos como esses trazem felicidade e aprendizados como o respeito e espírito competitivo”, explicou o mestre de Capoeira José Maria Moraes, que atende alunos do projeto.
O evento contou ainda com apresentações de quadrilha junina, concurso de miss e de danças culturais folclóricas como o Maculelê, de origem indígena, que simula lutas tribais. A aluna Ana Clara Souza, 9 anos, venceu o concurso de Miss Profesp 2016. “Eu ensaiei muito para poder desfilar e dançar, e mesmo muito nervosa alcancei meu objetivo”, comemorou.
Denise Pereira, 10 anos, da Escola Municipal Theodor Baddot, localizada no bairro Tenoné foi eleita aluna destaque do Profesp. “Desde que comecei a participar, melhorei muito meu jeito de ser, de falar, e até evoluí mais ainda nas notas escolares. Não esperava a premiação, mas continuarei me dedicando para ganhar outras que virão”, afirmou.
Profesp Exército – O Programa Forças no Esporte é desenvolvido em Belém desde 2014 pelos ministérios da Defesa, do Esporte e do Desenvolvimento Social, em parceria com a Prefeitura de Belém.
Por meio de atividades como futebol, futsal e capoeira, entre outras ações esportivas e intelectuais, o programa promove a inclusão social pelo esporte. As atividades ocorrem no 2° Batalhão da Infantaria de Selva 2º Bis, três vezes na semana, com duração de três horas.
O Profesp possui também Planejamento Pedagógico do Núcleo (PPN) com foco em atividades de disciplina e saúde, como princípios éticos, símbolos nacionais, reforço escolar e ações integradas de saúde.
Ampliação – Atualmente, o Profesp Exército atende 80 alunos das Escolas Municipais Florestan Fernandez, Palmira Lins de Carvalho, Theodor Baddot e João Carlos Batista. Com o sucesso do programa e os retornos positivos apresentados pelos alunos participantes, este ano, foi possível ampliar o projeto para mais dois polos, são estes: Parque Regional e Base Militar.
Com a ampliação, mais 100 alunos de 5 unidades municipais de educação, serão beneficiados com o Programa Forças no Esporte. “A intenção é essa, de cada vez mais poder ampliar o Projeto para que todos os nossos alunos tenham a oportunidade de vivenciar de atividades esportivas e de lazer no contraturno escolar”, disse a técnica do Departamento de Educação Física da Semec, Tamires Freire.