Começa nesta quarta-feira, 16, e segue até o dia 19 de novembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a edição 2016 da Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae Pará. O evento tem o objetivo de promover oportunidades de negócios e conta com a participação da Prefeitura de Belém nos quatro dias de programação, por meio do Fundo Ver-o-Sol, que vai apresentar e disponibilizar a linha de crédito municipal para empreendedores da capital paraense.
A Feira do Empreendedor vai discutir o empreendedorismo, oportunidades de negócios e qualificação. Os visitantes terão acesso a produtos e serviços de apoio para iniciar, expandir e diversificar os negócios, entre eles o programa de microcrédito do Fundo Ver-o-Sol que será tema das palestras. O debate será voltado aos Microempreendedores Individuais (MEI), agentes da economia informal e cooperativas, principal público da instituição.
Dois analistas de crédito do programa, Adilton Mesquita e Ricardo Antunes, serão os responsáveis em dar os esclarecimentos e orientar os participantes da feira. De acordo com Adilton, também serão explicados os requisitos para obtenção do crédito, assim como as etapas e documentação necessárias. “Vamos esclarecer dúvidas sobre as categorias de empreendedor, finalidades dos tipos de crédito e outros questionamentos que surgirem. É importante que os participantes possam ver que eles possuem oportunidade de melhorar seus negócios e se profissionalizar”, destaca.
As linhas de crédito oferecidas pelo Fundo Ver-o-Sol são disponibilizadas tanto para pessoa jurídica, com empréstimo de até 10 mil reais, quanto para pessoa física que é de até 5 mil reais. A solicitação do microcrédito está condicionada a participação nos cursos de qualificação realizados pelo Fundo, que orientam os microempreendedores a usar da melhor forma os créditos para consolidação e expansão dos negócios. Em 2016, foram aprovados 88 projetos de microcrédito e dois aguardam aprovação. No total, 250 mil reais foram empenhados em linhas de microcrédito.
“Eles [os microempreendedores] tomam conhecimento sobre como gerir seus empreendimentos. Quando eles vêm até nós, possuem informações desencontradas e desorientação. E aqui fazemos o acompanhamento completo de suas necessidades oferecendo conhecimento completo suas empresas”, ressalta Elias Santos, coordenador de crédito do Fundo Ver-o-Sol e responsável pela qualificação.
Serviço:
Programação das palestras do Fundo Ver-o-Sol:
16/11- 16h às 16h50
17/11- 14h às 14h45
18/11- 14h às 14h45
19/11- 14h às 14h45