Pesquisar

GMB homenageia Dia do Músico

Foto: João Gomes / COMUS
GMB homenageia Dia do Músico
GMB homenageia Dia do Músico
GMB homenageia Dia do Músico
GMB homenageia Dia do Músico
GMB homenageia Dia do Músico

O guarda municipal Elias Oliveira começou a praticar a música aos 12 anos de idade e hoje repassa o conhecimento aos mais jovens

“Percebi todas as boas sensações que a música pode trazer a alguém desde os 12 anos de idade, quando me vi apaixonado pelo instrumento saxofone. Hoje, a sonoridade completa a minha vida e é através dela que procuro despertar a atenção das pessoas para o universo de transformação social”, explica o músico da Banda da Guarda Municipal de Belém (GMB), Elias Oliveira.

Elias e outros integrantes de bandas musicais militares e civis, como as da Marinha, do Exército, da Força Aérea, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da própria GMB participaram nesta terça-feira, 22, de uma programação musical e cultural, promovida pela Guarda Municipal de Belém, para homenagear o Dia do Músico.

Na ocasião, o comandante da GMB, Almir Augusto, enfatizou a importância de se valorizar o profissional que leva a serenidade através de canções que sensibilizam e transformam vidas.

“Nós acreditamos que a música é capaz de tocar cada indivíduo de um jeito, podendo eternizar momentos em nossos corações e até mudar uma realidade ruim ou triste”, ressaltou Almir. “Aqui na Guarda, a valorização desses profissionais se dá cotidianamente, inclusive incentivando-os a levar a música aos mais jovens”, completou.

Nesse sentido, a Guarda Municipal de Belém desenvolve, nas escolas municipais, os projetos “Guarda Amigo da Escola” e “Anjos da Guarda”, além do projeto “Guarda na Praça”, que acontece durante a entrega das obras executadas pela Prefeitura de Belém.

De acordo com o regente titular da banda da GMB, Alex Maia, a música é parte fundamental do projeto Guarda Amigo da Escola, por exemplo. “O envolvimento das crianças é tão grande que o primeiro contato com os instrumentos já é capaz de despertar neles o amor pela música, fator responsável pela diminuição no índice de violência dentro das unidades de educação”, observa.

A programação da GMB referente às comemorações ao Dia do Músico e de Santa Cecília, padroeira dos músicos, seguiu com o Torneio de Futebol de Salão e de Campo e se estende até sexta-feira, 25, quando os artistas receberão homenagens pela Câmara Municipal de Belém.

 

Relacionadas: