Servidores da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) participaram, junto com técnicos do Estado, na manhã desta terça-feira (22), da Reunião Descentralizada e Ampliada do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O objetivo da reunião foi discutir com os atores da assistência a efetivação do Sistema Único da Assistência Social (Suas).
“É muito importante para nós, gestores, quando temos a oportunidade de discutir avanços para a política de assistência. Sabemos o valor e a importância desta política para as famílias que ainda vivem na extrema pobreza e vulnerabilidade social. Hoje, o momento é de aprendizado e de discutir como será daqui para a frente com as mudanças que vem ocorrendo no cenário do Suas”, disse a gestora da Funpapa, Adriana Azevedo.
Durante a reunião, foram discutidos temas como: controle social na efetivação do Plano Decenal; o impacto da PEC-241 no Suas; benefícios e programa de transferência de renda; entre outros.
Para o secretário executivo do Ministério Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrame, o momento de discussão é fundamental para o entendimento das condicionantes sociais para o desenvolvimento das políticas públicas. “Os temas abordados e as pessoas envolvidas certamente irão contribuir com os avanços que a assistência tem a oferecer para quem necessita do serviço”, destacou.
“A reunião garante uma maior participação de todos os segmentos que compõem a Assistência Social no município de Belém e as discussões objetivam qualificar e garantir a continuidade dos direitos sociais adquiridos através do Suas”, pontuou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Teresinha Natividade.
Fizeram parte da mesa de abertura o titular da Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (Seaster), Heitor Pinheiro; a Secretária Nacional de Assistência Social, Maria do Carmo Brant; a representante do fórum nacional dos usuários do Suas, Aldenora Gonzales, e a representante do movimento nacional das entidades de Assistência Social, Perina de Fátima.