O pré-carnaval de Belém começa oficialmente no próximo domingo, 08, e segue até o dia 19 de fevereiro. A expectativa é de que 300 mil pessoas participem da folia, nas ruas da Cidade Velha, nos animados arrastões que serão comandados por 13 blocos já confirmados na programação autorizada nos finais de semana.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que vai garantir a limpeza das ruas antes e depois da passagem de cada bloco. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estará presente e fará o ordenamento do trânsito. Já a Guarda Municipal de Belém (GMB), em parceria com órgãos do Estado, atuará na segurança dos brincantes e da equipe da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), que isentou os blocos das taxas municipais.
De acordo com a diretora de ações culturais da Fumbel, Liane Gaby, este ano, uma das prioridades para a realização do pré-carnaval é o esquema de segurança. “O objetivo da Prefeitura de Belém é garantir aos brincantes uma programação segura. Por este motivo, reunimos com a Liga dos Blocos e órgãos de segurança pública para montar um esquema para que o evento seja bem-sucedido”, explica.
Já no clima de pré-carnaval, a Liga dos Blocos de Carnaval de Belém garante que está quase tudo pronto para o primeiro final de semana de festa. Em média, 80 banheiros químicos serão distribuídos ao longo dos 1.200 m de extensão da Rua Doutor Assis, por onde os blocos irão passar. A concentração será em frente à Igreja da Sé.
O presidente da Liga, Fabiano Scherer conta que este ano o pré-carnaval terá uma novidade: o trio elétrico foi especialmente montado para garantir a festa, porém, sem prejudicar o patrimônio público – e moradores da área. “Além de garantir o isolamento dos patrimônios tombados no percurso pelo qual os blocos irão passar, o trio elétrico é o diferencial, pois ele foi projetado para o evento”, afirma Scherer.
Neste domingo, 08, quem desfila pela Cidade Velha são os blocos Elói Iglésias e Los Primos, e a concentração será às 16h.
Limpeza – Outro fator importante e que a Liga dos Blocos está empenhada é a com a limpeza das ruas. “Belém é a primeira cidade no país a dar o primeiro grito de Carnaval, então precisamos fazer bonito também com as nossas ruas”, enfatiza o presidente da Liga, Fabiano Scherer que prepara ações de conscientização para evitar que pessoas urinem nas ruas ou despejem lixo ao longo do trajeto.
Para o presidente do bloco Kalango, Carlinhos Belo, este ano a preservação do patrimônio público e a alegria dos participantes serão o foco dos blocos. “A gente recebe pessoas vindas até de outros Estados, então nossa festa tem que representar coisas boas. Queremos garantir a alegria, mas de forma responsável e segura. Sem dúvida a expectativa é a melhor possível para este ano”.
Veja a agenda e programe-se:
08/01 – 16h
Bloco Elói Iglésias
Bloco Los Primos
14/01 – 14h
Bloco Largadinho
15/01 – 16h
Bloco Elói Iglésias
21/01 – 14h
Bloco do Trio
22/01 – 16h
Bloco Elói Iglésias
Bloco Fofó do Lino
28/01 – 14h
Bloco Kalango
29/01 – 16h
Bloco Elói Iglésias
Bloco Fofó do Lino
04/02 – 14h
Bloco Amor de Carnaval
05/02 – 16h
Bloco Elói Iglésias
Bloco Fofó do Lino
Bloco Los Primos
11/02 – 14h
Bloco da Diretoria
Bloco Bregaço
12/02 – 16h
Bloco Elói Iglésias
Bloco Los Primos
18/02 – 14h
Bloco Amigos do Urubu
Bloco Xibé da Galera
19/02 – 16h
Bloco Elói Iglésias
Bloco Los Primos
Bloco Filhos de Glande
19/02 – 9h
Bloco Kalango Kid’s