Pesquisar

Educadores de Belém se preparam para novo ano letivo

Foto: Natasha Albarado
Educadores de Belém se preparam para novo ano letivo
Educadores de Belém se preparam para novo ano letivo
Educadores de Belém se preparam para novo ano letivo
Educadores de Belém se preparam para novo ano letivo

A Pedagogia de Projetos foi um dos temas abordados em palestras para os educadores. Foto: Natasha Albarado.

Com a proximidade de mais um ano letivo, unidades educacionais da rede municipal de ensino de Belém já começam a se organizar para receber os alunos. Durante a manhã desta terça-feira, 17, mais de cento e cinquenta pessoas, entre professores, coordenadores pedagógicos e diretores do Distrito do Guamá (Dagua) reuniram-se para discutir temas relevantes do dia a dia escolar, projetos e novas metas. O encontro foi realizado no auditório do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA).

De acordo com a técnica da Diretoria de Educação da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Quelem Kallfman, o evento visa propor momentos de reflexão para o desenvolvimento da prática pedagógica.

“Neste primeiro momento queremos reunir as unidades por distrito para que as orientações necessárias sejam repassadas e dúvidas também possam ser esclarecidas”, destacou. “A meta da Semec é com que o planejamento elaborado por cada unidade possa atender as reais necessidades e anseios das comunidades de cada bairro”, complementa Quelem.

Durante o encontro os participantes assistiram a palestras sobre os temas Orientações sobre Planejamento da RME; Pedagogia de Projetos; Elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP); e Educacional Patrimonial e Ambiental, esta última ministrada pela professora  Ludetana Araújo, numa parceria entre UFPA e Semec.  

Para Araújo, poder contribuir com a educação da capital paraense é gratificante. “Tudo aconteceu através do nosso grupo de pesquisa do Instituto de Educação da UFPA que apresenta um trabalho aliado com a política nacional de educação ambiental e meio ambiente”, explica. “Nosso primeiro contato foi com os alunos das escolas do bairro do Guamá, e a idéia é poder realizar esse trabalho integrado com todas as unidades escolares do município de forma a tornar os alunos grandes multiplicadores de boas condutas no âmbito educacional e social”, declarou.

Na ocasião, os participantes ainda aproveitaram para trocar experiências, elaborar perguntas aos conferencistas e relatar avanços.

“Esta é uma oportunidade única no qual podemos refletir e abrir a mente para novas ideias, buscando levar cada vez mais melhorias ao nosso alunado”, disse ao final do evento a diretora da Escola Edson Luis, Sandra Parente.  

Na oportunidade foi anunciada para meados do mês de março a realização da Jornada Pedagógica da Semec, que este ano terá como tema “Belém e Paz é você quem faz: Educação, Cidadania e Sustentabilidade”.

 

Relacionadas: