O ano de 2016 foi de bastante avanço para a Guarda Municipal de Belém, que realizou diversas ações sociais e de Segurança Pública na capital. O trabalho da GMB foi concluído, durante o ano, com o atendimento de 10.171 ordens de serviços, sendo estas solicitadas pela sociedade civil e, também, em ações conjuntas com as policias Militar e Civil do Estado.
Das ocorrências, a guarda atendeu com êxito 909, um aumento de 7,7%, em relação ao ano de 2015. Foi realizada a recuperação de 51 veículos roubados (motos e carros), 33 apreensão de entorpecentes, 175 ocorrências por roubo, 68 por agressão, 77 por furto, apreensão de 17 armas de fogo e 62 auxílios ao público, entre outros.
A corporação, que presta serviço durante 24h por dia, em regime de escala, promove ações de preservação, fiscalização e ordenamento de trânsito, segurança das escolas, através da ronda escolar, preservação do patrimônio histórico cultural e dos patrimônios públicos, além dos atendimentos à população nas questões de segurança pública, sociais e defesa civil.
Todas essas ações estão pautadas em políticas de aproximação, o que torna a Guarda Municipal uma instituição cada vez mais comunitária, onde seus membros são agentes da cidadania. Para a guarda Flávia Lira, a capacitação é o principal ponto para um bom resultado do trabalho. “É necessário que nossos agentes aumentem sempre suas habilidades, a capacidade intelectual e a técnica de trabalho. Precisamos aprender, reaprender e praticar”, disse a guarda sobre as capacitações contínuas que são oferecidas.
Em 2016, a Guarda Municipal de Belém desenvolveu atividades de formação continuada. Foram 16 palestras e 23 cursos promovidos, entre eles, os de Condicionamento para Cães, Formação Continuada Operacional, Nivelamento e Pronta Resposta para o Grupamento Ronda da Capital - RONDAC, Aptidão e Porte de Arma.
A Guarda Municipal estreitou, também, o relacionamento com a sociedade, especialmente nas atividades dentro de escolas voltadas para pais e alunos. O projeto Guarda Amigo da Escola visitou 36 escolas no ano passado e teve uma aceitação positiva pela comunidade. "O excelente trabalho realizado em 2016 demonstra todo o comprometimento dos nossos guardas, profissionais da segurança que trabalham na cidade”, destacou o Comandante Geral da GMB, Almir Ferreira.
“Eu, como mãe de um estudante, só tenho a agradecer a equipe pelo excelente trabalho que foi desenvolvido. Um trabalho maravilhoso, edificante e necessário para a nossa comunidade que é carente. Nós, pais, também aprendemos com eles. Não conhecia esse lado humano da guarda. Meu filho até hoje pergunta quando vai ganhar um cachorrinho para cuidar e adestrar como os guardas o ensinaram”, revela Elvira Barbosa, mãe de Maxlohan Barbosa de 6 anos, aluno da Escola Municipal Comandante Klautau, no bairro do Barreiro.
“Tivemos um ano de muito aprendizado e alcançamos um desenvolvimento muito grande, evoluindo em capacitação e um bom serviço. A soma dos esforços entre as instituições de segurança publica é de suma importância para a diminuição da criminalidade”, finalizou o comandante Almir.
(*Texto escrito com colaboração de Thais Veiga)