Mais de 50 carcaças de veículos foram apreendidas na manhã desta quinta-feira, 09, durante operação realizada pela Prefeitura de Belém no bairro da Pedreira. Seis veículos em situação irregular foram recolhidos. A ação de ordenamento percorreu a Avenida Pedro Miranda, no trecho entre a Avenida Dr. Freitas e Travessa Alferes Costa. Parte do material foi apreendido na Passagem Nossa Senhora Auxiliadora, via paralela à Pedro Miranda.
De acordo com coordenador da força tarefa para ordenamento do espaço público, Cláudio Mercês, essas vias são alvo de inúmeras reclamações sobre veículos estacionados irregularmente e de peças de desmonte que ocupam a via pública e dificultam a circulação de pedestres nas calçadas.
A operação teve início por volta de 8h30 e contou com participação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal de Belém (GMB), e agentes de fiscalização das secretarias municipais de Economia (Secon), Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan) e Meio Ambiente (Semma).
“Iniciamos o ordenamento da Avenida Pedro Miranda, executando apreensão de carcaças, veículos irregulares e peças de desmonte. Vamos seguir por toda a extensão da via, e também em outros bairros, nos próximos dias, com operações conjuntas para coibir todo tipo de irregularidade”, destacou o coordenador, citando como infrações a obstrução de calçadas, construções irregulares e utilização do passeio público para comercialização de produtos. “O dever da prefeitura é garantir que o espaço público seja, de fato, utilizado pela população”, pontuou.
O diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas, destacou que os veículos apreendidos atrapalhavam o fluxo na via. “Constatamos, em vistoria anterior, que diversos carros em situação de desmanche ocupavam áreas destinadas para estacionamento. Esta prática é considerada uma infração de trânsito, acarretando no estreitamento da via e prejudicando o fluxo de veículos”, explicou Chagas.
A moradora da Passagem Nossa Senhora Auxiliadora, Deuzimar Saldanha, 49, espera que a retirada das carcaças diminua os focos de mosquitos transmissores de doenças. “Agora, com esse tempo de chuva, ficamos muito preocupados, pois essas ferragens ficam pegando sol e chuva e acumulando água. É um perigo”, relatou.
Os veículos e carcaças apreendidos durante a operação foram removidos para o pátio de retenção da Semob, localizado no bairro do Tapanã. Para fazer a retirada é necessário que o proprietário do carro dirija-se à sede da Semob, localizada na avenida Júlio César, 1026-A, e efetue o pagamento das taxas administrativas. O atendimento é das 8h30 às 15h.
Ordem Pública
A ação de ordenamento realizada nesta quinta-feira no bairro da Pedreira reuniu equipes de fiscalização de diversas secretarias municipais, com apoio da Semob e Guarda Municipal. O objetivo da Prefeitura de Belém é usar esse modelo para a criação de uma nova secretaria municipal que atuará para gerir situações que envolvam ordenamento e limpeza da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Zenaldo Coutinho, durante a cerimônia de posse para o segundo mandato.
“Encaminharemos à Câmara Municipal o projeto da Secretaria de Ordem Pública, no qual estaremos transferindo tudo o que for agressão ambiental de espaço público, que ferir o código de posturas e a limpeza urbana. Ela terá ação rigorosa na proteção dos espaços públicos e do meio ambiente e qualidade de vida, com um papel muito forte de punição”, adiantou o prefeito.
Enquanto os procedimentos legais para a criação da nova secretaria não forem concluídos, ações de ordenamento continuarão sendo realizadas em diversos bairros. A Secretaria de Ordem Pública será composta por servidores de diversas secretarias e não representará custos adicionais para o município.