Prefeitura centraliza em 13 unidades de saúde a vacinação antirrábica em Belém

Foto: Tássia Barros - Comus
Prefeitura centraliza em 13 unidades de saúde a vacinação antirrábica em Belém
Prefeitura centraliza em 13 unidades de saúde a vacinação antirrábica em Belém
Prefeitura centraliza em 13 unidades de saúde a vacinação antirrábica em Belém
Prefeitura centraliza em 13 unidades de saúde a vacinação antirrábica em Belém

Em notas técnicas, o Ministério da Saúde informou a dificuldade de aquisição dos imunobiológicos junto aos laboratórios que produzem as vacinas.

A partir desta quinta-feira, 23, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) inicia uma nova estratégia para aplicação da vacina antirrábica humana e uso do soro antirrábico. O objetivo é otimizar as doses desses imunos, devido a dificuldades do Ministério da Saúde para aquisição dos produtos junto ao laboratório. A vacina e o soro estarão disponíveis em nove unidades municipais de saúde, nos três hospitais municipais e na Unidade de Pronto Atendimento de Icoaraci.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Sesma, Nazaré Athayde, a adoção da medida é uma forma de garantir a proteção da população da capital que necessita do serviço. Atualmente, Belém está recebendo apenas 300 doses da vacina, quando a necessidade mensal é de 1.500 doses.

“A centralização da vacina em unidades de saúde que funcionam com urgência e emergência é uma estratégia para contemplar todos os distritos de Belém. Essa medida está sendo adotada por várias cidades do país e Belém a segue também para não deixar a população sem assistência. É necessária para uso racional do baixo estoque, causado pelo desabastecimento temporário do Ministério da Saúde, órgão responsável pelo repasse das doses para todo o país”, esclarece a coordenadora.
Em notas técnicas enviadas aos serviços de saúde em 2016 e no início de 2017, o Ministério da Saúde informou a dificuldade de aquisição dos imunobiológicos junto aos laboratórios que produzem as vacinas, levando ao processo de desabastecimento nacional da antirrábica, sem prazo para regularização.

Procedimento - Com o novo fluxo adotado pela Sesma, as vítimas de algum tipo de agressão com animais deverão procurar qualquer unidade de saúde durante a semana (de segunda a sexta-feira) e aos finais de semana e feriados devem procurar os serviços de urgência e emergência do município para o primeiro atendimento.

Nestes locais, as equipes farão a avaliação da indicação da vacina. Caso seja necessária a aplicação do imuno, o usuário será encaminhado para uma das unidades centralizadoras do município, onde receberá a vacina mediante apresentação da ficha de contrarreferência, que será entregue na unidade do primeiro atendimento.

Quem precisar receber a vacina de pré-exposição, esquema voltado para profissionais com risco de exposição ao vírus da raiva (biólogos, veterinários, auxiliares das clínicas veterinárias, laboratórios veterinários, tosadores, auxiliares e demais funcionários de laboratórios de virologia e anatomopatologia para raiva e pessoas que capturam animais), deve procurar as unidades municipais de saúde dos bairros de Fátima e da Marambaia para fazer o agendamento da vacina.

O novo plano de contingência será mantido em Belém até a regularização do repasse das doses por parte do governo federal.

Confira a lista de unidades centralizadoras para soro e vacinação antirrábica humana em Belém:
 

1.       UMS Fátima - Rua Domingos Marreiros, 1664.
2.       HPSM Mário Pinotti -  Trav 14 de Março
3.       UMS de Urgência e Emergência do Tapanã - Rua São Clemente, S/N.
4.       UMS de Urgência e Emergência da Marambaia - Rod. Augusto Montenegro, S/N.
5.       UMS de Urgência e Emergência do Jurunas - Rua Fernando Guilhon, S/N.
6.       HPSM Humberto Maradei - Pass São Miguel, 11 (próximo à tv, Barão de Igarapé Miri e av. José Bonifácio).
7.       UMS Sacramenta - Av. Senador Lemos, esquina com Dr. Freitas.
8.       UMS de Urgência e Emergência de Icoaraci - Rua Manoel Barata, 840.
9.       UPA de Icoaraci - Rod. Augusto Montenegro, km 11, ao lado do Centro de Controle de Zoonoses.
10.   UMS de Urgência e Emergência de Outeiro - Rua Manoel Barata, S/N.
11.   UMS de Urgência e Emergência de Cotijuba - Rua Manoel Barata, S/N.
12.   UMS de Urgência e Emergência de Carananduba – Pça. de Carananduba, S/N (Mosqueiro).
13.   Hospital Geral de Mosqueiro – Av.  15 de novembro esquina com a 16, Beira Mar.

TAGS:

Relacionadas: