Pesquisar

Sesma promove ações voltadas ao público feminino

Foto: Tássia Barros - Comus
Sesma promove ações voltadas ao público feminino
Sesma promove ações voltadas ao público feminino
Sesma promove ações voltadas ao público feminino
Sesma promove ações voltadas ao público feminino
Sesma promove ações voltadas ao público feminino
Sesma promove ações voltadas ao público feminino

A mastologista Danielle Leão Martins orienta sobre o auto exame e a importância de se prevenir contra o câncer de mama

Quarta-feira, 08 de março, Dia Internacional da Mulher. A data é para celebrar, mas também serve de alerta, especialmente no que se refere à saúde. Com o objetivo de conscientizar e diminuir o número de casos de doenças no público feminino, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), deu início a uma série de ações que incluem palestras, bate-papo e entretenimento, que serão realizadas neste mês.

Com o tema “Mulher: Ame-se! Cuide de sua saúde”, os encontros visam, sobretudo, alertar quanto ao câncer de mama e de colo de útero. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), a meta do Exame de Papanicolau (PCCU) para 2016, em Belém, era de quase 52 mil, sendo que, apenas 34.753 foram realizados.

“Precisamos conscientizar as mulheres da importância deste exame, pois dados indicam que, de 2014 a 2017, mais de 250 mulheres vieram a óbito por conta do câncer de colo de útero. Portanto, aproveitamos esta data falar da saúde das mulheres, e fazer as pessoas refletirem sobre todos os assuntos relacionados a elas”, enfatizou a coordenadora da referência técnica de Saúde da Mulher, Camila Miranda.

Ainda de acordo com Camila, é preciso ter mais atenção com doenças mais prevalentes entre as mulheres, e que são silenciosas, como o câncer. “Infelizmente o Norte é campão do ranking de colo de útero e de mama, e, em Belém temos conseguido avançar por meio dos exames ofertados nas Unidades de Saúde e Casa da Mulher”.

Em Belém, muitas mulheres estão deixando de fazer o exame PCCU, devido a falta de tempo na correria do dia-a-dia. É o café que precisa ficar pronto, o filho que tem que ir à escola, a hora do almoço que se aproxima, e o tempo dela - para se dedicar à própria saúde -, vai ficando para depois. Pensando nisso, a Sesma está programando um ajuste no horário de funcionamento de algumas UMS para este mês de março e garantir funcionamento aos sábados.

Orientação e entretenimento - A programação incluiu sessões de beleza, cafés da manhã, aulas de dança e também, um bate-papo com a médica mastologista Danielle Leão Martins, que esclareceu dúvidas e alertou as mulheres quanto à prevenção do câncer de mama.

“Em todas as reuniões e encontros a gente fala sobre isso: a mulher tem que se conhecer, para que ela seja a primeira a diagnosticar qualquer mudança no seu próprio corpo. A mulher conhecendo a própria mama, sabendo que de um mês para o outro ela mudou, vai estar habilitada a reconhecer uma alteração que possa ser suspeita”, enfatizou a médica.

Para a assistente administrativa, Socorro Montes, de 55 anos, esta foi uma excelente oportunidade para as servidoras. “Independente da idade, mulher tem que se cuidar, tem que se amar. Filhos, casa, marido, eles esperam. A nossa saúde não. Mesmo eu fazendo meus exames periódicos, ainda posso deixar escapar algo importante”, afirmou Socorro. “Hoje unimos o útil ao agradável. Entre maquiagens, fofocas, e uma boa conversa com a médica, tivemos uma excelente oportunidade para tirar dúvidas”, completou.

No Hospital de Pronto Socorro Municipal Mario Pinotti, servidoras tiveram, além de sessões de beleza, aulas de dança flamenca. “Foi uma manhã incrível, a gente aliviou a tensão do dia, e revigorou o ânimo para o restante do expediente”, disse a assistente social, Marsele Carvalho.

A programação segue até o final do mês com abertura de algumas unidades de saúde no sábado, 25, das 8h às 12h, para coleta de PCCU entre as mulheres trabalhadoras.

 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: