O trecho da Avenida Governador José Malcher, entre as travessas Quintino Bocaiúva e Rui Barbosa, foi interditado na manhã deste sábado, 08, para a realização do serviço de manutenção dos vegetais da área.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com o apoio de agentes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), realizou o serviço, equipados de caçambas e caminhões munk para recolher o material podado e subir nas árvores para fazer as retiradas.
De acordo com o chefe do Departamento de Áreas Públicas da Semma, Carlos Maneschy, o local era uma das prioridades para receber a ação devido ao execrado de vegetais. “As árvores nesse trecho estavam muito altas e pesadas. Então, diminuímos a altura, podando copas e ganhos, além de eliminarmos as ervas de passarinho que prejudicam os vegetais. Os pedaços de tronco e ganhos são triturados com a ajuda de um caminhão especial para isso e vira adubo para a Granja Modelo”, explica.
Para realizar a poda com segurança, evitar desligamentos acidentais e danos a equipamentos eletrônicos, foi necessário solicitar o apoio da concessionária de energia elétrica, Rede Celpa, para desligar a rede de alta e baixa tensão dá área.
A pedagoga Antônia Izabel Melo Fernandes, mora no quarteirão próximo a área e passava pelo local no momento do serviço. “Esse tipo de manutenção é de extrema importância para manter as árvores em um nível que não representem risco para a população. Moro há 68 anos aqui e sei que precisamos cuidar das nossas mangueiras. Eu mesma já solicitei esse serviço para a Semma e espero que chegue na outra quadra, também”, disse a moradora.
Na próxima quarta-feita, 19, a programação de poda, também com desligamento de energia e interdição de trânsito, será realizada na Av. Conselheiro Furtado entre as travessas Padre Eutíquio e São Pedro. Na quinta, 19, o trabalho prossegue na Avenida Conselheiro Furtado, entre as travessas São Pedro e São Francisco.