Nova turma de agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB) concluiu, na tarde desta quinta-feira, 20, o curso de porte de arma de fogo. O grupo cumpriu as exigências do Estatuto do Desarmamento e 24 guardas foram habilitados pelo curso com carga horária de 40 horas, divididas em duas etapas.
A parte teórica, voltada para técnicas de abordagem, manuseio de armas, gerenciamento de crise e distúrbios, ocorreu nos dias 17, 18 e 19 deste mês, no auditório do prédio sede da GMB, na avenida Pedro Álvares Cabral. Já a prática de tiros ocorreu nesta quinta, no Clube de Tiros de Belém, situado no município de Benevides.
Para o comandante da guarda, Almir Ferreira, o curso teórico e prático é fundamental para a qualificação dos agentes. “Parabenizo os concluintes que agora podem portar seu armamento de forma legal, para defender os cidadãos da capital”, comentou.
Atualmente, a Guarda Municipal conta com 1.186 guardas no exercício da função, sendo 853 deles (aproximadamente 72%) com porte de arma. Até o mês de agosto, a previsão é de que todo o efetivo esteja qualificado e habilitado.