Unidades Municipais de Saúde realizam uma programação variada voltada para o atendimento de mães e crianças na capital. Desde segunda-feira, 23, estão sendo realizadas ações de promoção e proteção à saúde da primeira infância, palestras educativas sobre aleitamento materno, testes rápidos para gestantes, teste do olhinho e teste do pezinho, entre outros.
Na tarde desta quinta-feira, 25, a dona de casa Jéssica Blás, 23, teve a oportunidade de aprender mais sobre higiene bucal, durante um ciclo de palestras na UMS do Tapanã. Os conhecimentos, ela disse que vão ajudar nos cuidados com o filho Caio Davi, de nove meses. “Eu não sabia que o meu filho já podia e devia fazer acompanhamento com o dentista. Pensei que era só quando seus dentes estivessem completos, depois de um ano de idade”, contou.
Taynan André, odontologista, tirou dúvidas e destacou enganos frequentes cometidos pelos pais na hora de cuidar dos dentes dos filhos. “Muitas pessoas não sabem que desde o momento que o bebê nasce ele já precisa da realização da higiene bucal, seja com uma gaze ou com uma fralda limpa. Sem este cuidado, fungos e bactérias podem ficar acumulados na boca da criança e isso trazer sérias consequências para a saúde dela”, explicou.
Taynan ressaltou ainda o cuidado com a saúde bucal das gestantes, que exige atenção para evitar doenças que podem comprometer a saúde da mãe e do bebê.
Prevenida, Narluce do Socorro, 20, está grávida de três meses e tem ido até a UMS Tapanã para participar de toda a programação da Semana do Bebê. “Estes dias estão sendo enriquecedores para mim. Além de saber um pouco mais sobre este momento que estou vivendo, já vou aprendendo a como cuidar de um bebê, já que é meu primeiro filho. Toda essa orientação ajuda a gente a perder um pouco do medo”, revelou.
Ainda durante esta quinta-feira, diversas unidades de saúde realizaram eventos para as famílias. Na UMS do Jurunas houve orientação sobre saúde bucal, na UMS do Maguari as orientações foram sobre o direto da Mãe e do Bebê. Houve também serviços para as comunidades nas Unidades de Educação Infantil e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
O encerramento da 6º Semana do Bebê será no Centro Arquitetônico de Nazaré, no sábado, 27, com programação das 8h às14h. A Secretaria Municipal de Saúde levará para o local serviços como emissão de cartão SUS, vacinação e orientações. Mesmo após o encerramento oficial da Semana do Bebê, algumas unidades continuaram com a programação até o próximo dia 30.