Pesquisar

Atenção à saúde do idoso é tema de encontro

Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
Atenção à saúde do idoso é tema de encontro
Atenção à saúde do idoso é tema de encontro
Atenção à saúde do idoso é tema de encontro
Atenção à saúde do idoso é tema de encontro
Atenção à saúde do idoso é tema de encontro

O secretário Municipal de Sáúde, Sérgio Amorim, explicou como funcionam as políticas públicas voltadas à saúde do idoso, em Belém

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde apresentaram, durante um encontro do grupo de idosos "Cabeça de Prata",nesta segunda-feira, 29,a política Municipal de Atenção a Saúde do Idoso, desenvolvida na Rede Municipal de Saúde de Belém, além da legislação que preconizada as diretrizes para garantia de assistência,e disponibilizaram o Estatuto do Idoso a todos os participantes do evento.

Segundo a pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS), entre 2005 e 2015, a proporção de idosos de 60 anos ou mais, na população do País, passou de 9,8% para 14,3%.  Para o titular da Sesma, Sérgio Amorim, um dos motivos pelo qual a qualidade de vida da pessoa idosa vem melhorando, assim aumentando a explicativa de vida, são os avanços e possibilidades que o Sistema Único de Saúde oferece para este público, considerando que 80% da população em geral é usuário do sistema.

"Atualmente a rede municipal de saúde atende mais de 85 mil idosos em seus serviços, cerca de 15 mil destes participam ativamente do Programa Saúde do Idoso, oferecido nas Unidades Municipais de Saúde. Além disso, contamos ainda com os serviços da Casa do Idoso e mais nove equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que realizam diversas atividades com este público", destacou o secretário da Sesma."Como gestores do município, temos a obrigação de possibilitar a este grupo de pessoas um envelhecimento ativo, com serviços de promoção da saúde e acolhimento", completou.

Durante o evento, foi disponibilizado pela secretaria a imunização contra a gripe para o público maior de 60 anos. "Temos o hábito de convidar diversas autoridades para palestrar nos nossos encontros. Agradecemos ao secretário por aceitar o nosso convite e vir nos falar sobre esta política que é muito importante para o nosso conhecimento", disse o diretor do Cabeça de Prata, Adriano Seduvim.

A participante do grupo, Marina Chaves, 77 anos, afirmou que desconhecia algumas das informações que foram repassadas. "Nesta palestra tive a oportunidade de saber o quanto de serviço são oferecidos para os idosos, e agora poder divulgar para outras pessoas. Também foi de muita importancia saber ainda mais dos nossos direitos", enfatizou. 

Programa Saúde do Idoso-  O programa visa garantir a promoção da saúde deste grupo populacional, com consultas individuais ou em ações coletivas para que os idosos sejam avaliados de forma global, visando identificar comprometimentos na saúde mental e cognitiva, na postura, no equilíbrio, na saúde auditiva e ocular, na autonomia em resolver suas atividades da vida diária como ir à padaria, frequentar igrejas, participar de passeios e ações culturais, administrar a própria renda, entre outras atividades de sua rotina, assim como em seus relacionamentos familiares e rede de apoio.

A equipe do programa é composta por diversos profissionais, como médico clínico geral, serviço social, terapeuta ocupacional, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogo entre outros.Dentre algumas atividades realizadas, destacam-se: atividades físicas e educativas, oficinas de memorização, dança, teatro, coral, prática de thichi, serviço de estética, oficina de reciclagem, passeio turístico entre outras.

Em atenção às pessoas que já passaram dos 60 anos, a rede municipal de saúde também conta com a Casa do Idoso, que diariamente oferece serviços de atendimentos referenciados em clínica médica, geriatria, dermatologia, cardiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia, prótese dentária, fonoaudiologia, psicologia, reumatologia e enfermagem. Além do suporte clínico, no espaço os idosos participam de atividades em grupo e de oficinas de memória, artesanato e dança, entre outros.

SERVIÇO: A Rede Municipal de saúde oferece vários serviços e programas voltados para a saúde do idoso, principalmente na rede de Atenção Básica, que funcionam diariamente de 8h às 17h conforme endereços  disponíveis neste portal. As inscrições no Programa Saúde do Idoso podem ser feitas nas Unidades Municipais de Saúde e nas Estratégias Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: