A praça Brasil recebeu, na manhã deste domingo, 25, um aulão animado, marcando o encerramento das atividades das Academias ao Ar Livre neste semestre. O evento é coordenado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e leva aulas de rirmos e ginástica diariamente para a população em diversos pontos da cidade.
"Eu entrei no projeto há quatro anos e tudo melhorou em todos aspectos da minha vida. Mentalmente e fisicamente. Dá uma disposição todos os dias acordar cedo e fazer exercício. O dia fica todo muito melhor", afirmou a aposentada Euneide Furtado, de 66 anos, que participou do aulão.
O projeto das Academias ao Ar Livre paralisa as atividades até a primeira quinzena de agosto, mas os trabalhos da Sejel continuam durante o verão. "A gente não para. Agora vamos para Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba e Icoaraci, a partir do dia 10 de julho, e vamos levar muita música, ginástica para todos moradores e para quem estiver passando por lá", anunciou o coordenador de Lazer da Sejel, Almir Kalif.
Durante o evento, mais de 150 pessoas dançaram, se divertiram e exercitaram corpo e mente com os professores da Sejel. O secretário Wilson Neto não esconde a satisfação com o trabalho que vem sendo realizado. "O evento na praça Brasil foi o encerramento das atividades do semestre nas Academias ao Ar Livre. Momento de muita satisfação ao ver a adesão da população aos serviços prestados pela Prefeitura de Belém, por meio da Sejel. Como costumo dizer, proporcionar atividades de lazer na busca da saúde física e mental por meio de hábitos saudáveis é uma das nossas maiores metas", disse o secretário.
As atividades das Academias ao Ar Livre voltarão na primeira quinzena do mês de agosto, mas já tem gente com saudade e que não vê a hora de as aulas recomeçarem. "Vamos procurar outras formas para ficar em forma e saudável, mas nada tão divertido como as aulas. A gente cria uma verdadeira família. Já estou ansiosa, tomara que chegue logo agosto, que estaremos aqui, firmes e fortes", afirmou a aposentada Elza Carvalho, de 70 anos.
Atualmente existem 24 Academias ao Ar Livre em Belém. Além dos aparelhos de musculação e das aulas com exercícios aeróbicos, os cerca de 1.500 usuários têm aulas de ritmos e ginástica diariamente com os professores mantidos pela Sejel.