O domingo foi dia de reunir a família e aproveitar a terceira noite da Programação Cultural Junina 2017, promovida pela Prefeitura de Belém na sede da Tuna Luso, na avenida Almirante Barroso. Em meio a muito brilho, cores e sorrisos, 14 quadrilhas se apresentaram levando muita animação ao público, que lotou o ginásio.
“Todo esse amor que eu sinto por essa época do ano, eu tento passar para o meu filho. Eu acompanho (a programação) todos os anos, mas neste, em especial, a Prefeitura está de parabéns por toda organização e, claro, as quadrilhas merecem todos os aplausos que recebem nas apresentações”, afirmou a autônoma Alessandra Nascimento, 29, que estava acompanhada do filho Alaff Miguel, de 7 anos.
A programação é gratuita. Além da apresentação das quadrilhas juninas, conta com o show de bandas e grupos culturais, que animam o público na área externa do local.
A dona de casa Patrícia Corrêa, de 45 anos, é mãe de Alana Corrêa, representante da quadrilha Encanto da Juventude, do bairro do Guamá. Além de prestigiar a filha, ela acompanhou parte da programação cultural do evento. “As apresentações são lindas. Enquanto dá uma pausa nas quadrilhas, tem tempo de acompanhar as bandas também”, explicou. “É um aperto grande no coração quando ela vai se apresentar, eu fico muito na torcida. Mas ela deu um show, arrasou e com certeza estou muito orgulhosa”, disse Patrícia.
A apuração final das quadrilhas está marcada para a sexta-feira, 30, com uma festa para a premiação das campeãs. Haverá ainda concurso de Miss Caipira da Melhor Idade e Miss Caipira Gay, no dia 1 de julho. A programação Cultural Junina 2017 se encerra no domingo, 2, com apresentações do grupo Pará Folclórico e muita música por conta de Jorginho Gomes e Banda.
Apresentaram-se neste domingo a quadrilha infantojuvenil Chispita, de Icoaraci, e as quadrilhas adultas Romance Junino, Império Junino, Renovação de São João, Revelação da Cremação, Charme da Ilha, Encanto da Juventude, Impacto Junino, Santa Luzia, Chuva de Cheiro, Fuzuê da Juventude, Furacão Junino do Outeiro, Roceiros da Dindinha e Sorriso de um Caipira. Os integrantes da quadrilha Mistura Brasileira não estavam com a documentação completa e foram desclassificados.
Além das apresentações em grupo, houve os shows individuais das Misses. E tinha Miss para todos os gostos: Miss Caipira, Miss Simpatia e Miss Morena Cheirosa. Nesta última categoria, uma das candidatas é Victória Cruz, do bairro do Guamá. Ela representou a escola Encanto da Juventude. “É sempre uma expectativa enorme, mas a gente batalhou muito, foram seis meses de muito ensaio pra esse dia”, frisou a brincante.
O responsável por reger as quadrilhas é conhecido como “marcador”, aquele que coordena os movimentos de todos os integrantes da equipe. E para mostrar todo charme da ilha da Mosqueiro, Rodrigo Trindade foi só emoção no término da apresentação. “É um dever cumprido. Um orgulho muito grande representar Mosqueiro nessa apresentação. Que felicidade enorme”, afirmou Rodrigo, de 34 anos, que representa a quadrilha há mais de dez.
A Fundação Cultural do Município (Fumbel), que organiza o evento, estima que cerca de 10 mil pessoas participem da programação. Para a presidente da Fumbel, Evanilde Franco, o evento já é um sucesso. “A equipe está toda unida em prol de um só objetivo: fazer a festa mais bonita possível para a população. E com certeza, nesses primeiros dias, estamos realizando com êxito e certamente seguirá assim até o final, com o público se sentindo seguro, famílias reunidas e, além disso, chovendo bastante no lado de fora e todos tranquilos em um local fechado como esse ginásio”, comentou.
Durante todos os dias de programação, até o próximo domingo, além das apresentações das quadrilhas, o grupo Pará Folclórico leva ao público diversas apresentações com danças regionais e muita música, a partir das 19h de segunda a quinta-feira e das 17h na sexta-feira, quando um show musical marcará o encerramento das quadrilhas, com a apuração final.
Apoio - Para garantir a segurança do público presente, a Guarda Municipal de Belém designou 40 guardas e duas viaturas que dão apoio na área interna e no entorno do clube. Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Economia (Secon) atuam na fiscalização no espaço e equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) garantem a limpeza do evento.