O trapiche onde é feita a travessia Icoaraci /Cotijuba, considerado um dos pontos de maior movimento durante as férias escolares, tem recebido patrulhamento diferenciado por parte da Guarda Municipal de Belém,que vem orientando e organizando o espaço, além de garantir a segurança da população. A professora Lia Oliveira, 49, moradora do município de Marituba, notou o trabalho desenvolvido e parabenizou o trabalho da Guarda Municipal. “Já fui no final de semana e agora estou retornando pela segunda vez este mês a Cotijuba. Estou aproveitando o recesso escolar para curtir as praias e paisagens. Muito bom o trabalho de segurança e de orientação sobre os cuidados durante a travessia, que no período de veraneio se torna mais propícia para roubos”.
A operação da Guarda Municipal de Belém nos balneários conta com o reforço de 200 homens dos grupamentos táticos e operacionais que se somam aos 100 que já atuam nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, além de Cotijuba. O patrulhamento é feito a pé, viaturas e motocicletas. O reforço permanecerá até o dia 31 de julho quando encerra o período de férias.
Um balanço parcial do trabalho da Guarda Municipal na Operação Verão 2017 já aponta resultados positivos. No período de 6 a 18 de julho foram realizadas 9.417 abordagens nos distritos e na capital, mais do que o dobro registrado no mesmo período da operação 2016, quando foram contabilizadas 4.100, um aumento de 129,68%.
Outro dado positivo resultado da intensificação do trabalho é o número de ocorrências menor em relação a 2016. Em 13 dias a média foi de 52 ocorrências este ano, contra 128 registradas no mesmo período do ano passado. “Até o momento temos ocorrências normais, rotineiras. Tivemos um aumento nas abordagens e consequentemente uma redução nos registros de violência nos balneários e nos logradouros públicos de maior movimento, isso tudo devido ao planejamento e à presença ostensiva da Guarda Municipal nas abordagens, com o foco em atitudes suspeitas”, explicou o Inspetor da Divisão de Operações – DOP , Roberto Avelar.
No balanço parcial apresentado pela Guarda Municipal de Belém há registros de apreensão e recuperação de linhas enceradas (8), armas brancas( 7), arma de fogo (1), carro roubado (1), moto roubada (1), munições (4), entorpecentes ( 30 papelotes). Em parceria com a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a GMB atuou ainda no recolhimento de 255 veículos em situação irregular.
A comandante da Guarda Municipal em exercício, Maria do Socorro, destacou o trabalho de integração dos grupamentos da Guarda Municipal nos resultados apresentados. “Os grupamentos integrados têm um lugar de destaque, ajudando a coibir os crimes e a prender infratores. Uma equipe ajudando a outra fazendo com que se tenha um resultado melhor, alcançando o objetivo final, a segurança de todos”, declarou.