A movimentação foi intensa nos cemitérios públicos de Belém neste domingo, 13, Dia dos Pais. A dona de casa Maria de Lourdes Freitas acordou cedo para visitar a sepultura do pai, cujo corpo está enterrado no cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá. “Nesses dias de grande movimentação, como é o caso do Dia dos Pais, das Mães e Finados, eu prefiro vir pela manhã. É o horário que lota, mas prefiro, pois de tarde chove e a movimentação é menor”, diz.
A dona de casa ressaltou a segurança no local e a limpeza que encontrou no cemitério. “Encontramos a sepultura de forma rápida, bem conservada e limpa, assim como o cemitério. Ela fica lá no fim e a gente sabe que é um pouco perigoso, mas foi tudo tranquilo. Estou vendo muito guarda municipal, eles ficam de lá para cá, estão vigiando direitinho”.
A expectativa era a presença de 30 mil visitantes no maior cemitério da capital. Com isso, a Prefeitura de Belém montou um esquema especial, envolvendo desde horário até segurança, tudo isso para garantir uma maior tranquilidade aos visitantes.
A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) intensificou os serviços de limpeza no Santa Izabel: mais de 85 homens trabalharam durante a semana, fazendo capinação, roçagem, poda e retirada de lixo e entulho. No sábado, 12, e no domingo, o cemitério funcionou em horário especial, de 7h às 17h. A Guarda Municipal reforçou a segurança nos locais nos dois dias, com cerca de 34 guardas escalados por turno, dentro e fora do cemitério, e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) orientou e organizou o trânsito no entorno do cemitério.
Já a Secretaria Municipal de Economia (Secon) disponibilizou cerca de 25 servidores para ordenar o comércio de flores e velas, que se intensificam nas datas comemorativas. Para o vendedor de flores Ronaldo Conceição, as vendas do sábado e do domingo vão garantir uma boa renda. “A movimentação está boa, tanto sábado, quanto hoje (domingo). Até agora conseguimos vender mais de 150 flores”.
Marambaia - No cemitério de São Jorge, que fica no bairro da Marambaia, a expectativa era de receber mais de 15 mil pessoas no final de semana. Para isso, a Prefeitura organizou uma ação de limpeza geral no local com mais de 70 homens e reforçou a segurança com mais de 16 agentes da guarda municipal.
O cemitério funcionou em horário especial no sábado e domingo, de 7h às 17h. A aposentada Deuza Garcia foi visitar a sepultura do pai e do marido e prestar sua homenagem. “Sempre venho prestar minha homenagem, fazer minhas orações. É um momento em que a saudade aperta, mas aceitamos e seguimos a vida”, conta a aposentada, que também elogiou a limpeza do local. “Fiquei feliz quando vi a sepultura e o cemitério limpo e organizado. Já é um momento difícil e não ter essas preocupações ajuda”.
Tapanã - Outro cemitério administrado pela Prefeitura de Belém é o Parque Tapanã. Um mutirão foi realizado durante a semana. Mais de 20 homens trabalharam em roçagem, pintura, retirada de lixo e entulhos. Para receber os 4 mil visitantes que foram prestar suas homenagens aos entes queridos, o cemitério funcionou em regime especial, das 7h às 17h. A segurança foi reforçada por 11 guardas municipais. E agentes da Semob organizaram o trânsito no local.