Pesquisar

Curso discute atendimento e resgate de moradores de rua em Belém

Foto: Fernando Sette - Comus
Curso discute atendimento e resgate de moradores de rua em Belém
Curso discute atendimento e resgate de moradores de rua em Belém
Curso discute atendimento e resgate de moradores de rua em Belém
Curso discute atendimento e resgate de moradores de rua em Belém
Curso discute atendimento e resgate de moradores de rua em Belém

Qualificação reuniu profissionais das unidades do Centro Pop de São Brás e Icoaraci

Sensibilizar e convencer pessoas em situação de rua a aceitar atendimento fazem parte dos desafios diários da equipe de abordagem social do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – o Centro Pop, mantido pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Devido ao trabalho delicado, os profissionais envolvidos recebem formação continuada como a que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 29, no auditório da Escola Salesiano do Trabalho, durante encontro realizado para discutir o aperfeiçoamento do serviço prestado pelo município.

De acordo com a coordenadora da proteção social especial da média complexidade, Luzia Moraes, a formação proporciona importantes trocas de experiências para a nova etapa do atendimento do Centro Pop. “Será construído novo protocolo de atendimento. Depois desse momento, vamos reunir com os usuários atendidos no Centro Pop para expor como irá funcionar. A partir de outubro teremos equipes de abordagem dentro do Centro Pop, antes esse serviço era administrado pelos centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas)”, informou a coordenadora sobre o trabalho, que segundo ela, terá mudanças para oferecer um melhor atendimento a esse público.

Aproximadamente 50 servidores da abordagem social de rua e técnicos do Centro Pop participaram da qualificação que busca a construção coletiva e permanente da prática profissional, de acordo com os desafios de atendimento identificados no município de Belém.

Educador social de rua há um ano, Fause Pereira conta que, na rotina de trabalho, conheceu de perto a dura realidade de quem vive na rua e entende que a qualificação permanente é necessária tanto para os profissionais como para as pessoas atendidas. “Trabalhar com pessoas de rua é muito difícil, existem várias situações na rua, cada dia uma história diferente. Quando penso que já sei como devo trabalhar com determinada situação, aparece uma demanda nova”, relatou. 

Outra preocupação do curso é o fortalecimento psicológico dos profissionais de acolhimento e resgate de rua. “A realidade dessas pessoas mexe com o emocional dos técnicos que acabam se envolvendo com suas histórias”, enfatizou a professora e assistente social Rosana Sarmento que coordenou a discussão sobre a Política Nacional para População em Situação de rua, que orienta atuação dos profissionais do Centro Pop. “Tratando-se de pessoas em situação de rua, a qualificação tem um direcionamento”, afirmou.

No primeiro semestre de 2017 foram realizados, aproximadamente, 550 atendimentos de pessoas em situação de rua pelos profissionais do Centro Pop de Belém, nas unidades São Brás e Icoaraci.

Centro Pop

O Centro Pop é uma unidade pública que oferece acolhimento e convivência para proporcionar o resgate de cidadania e autonomia, contribuindo para construção de novos projetos de vida, com respeito às escolhas dos usuários e especificidades do atendimento, estimulando a organização, mobilização e participação social.

Dentre os serviços disponibilizados pelo centro estão abordagem de rua, cuidados com higiene e alimentação, triagem (para identificar necessidades diversas dessas pessoas), investigação social (cadastro e entrevista), além de encaminhamento para a rede de Proteção Social e de Saúde, emissão de documentos e vivências e oficinas para o fortalecimento de vínculos que possibilitem aos usuários reescrever a própria história de vida.

Serviço

O Centro Pop funciona de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, e está localizado na Avenida José Bonifácio, 704, São Brás, próximo do Mercado de Ferro e em frente ao Berço de Belém. Icoaraci - O Centro Pop Icoaraci fica localizado na Trav. São Roque, 355 e atende das 8h às 16h de segunda a sexta-feira. Telefone: 3227-9020.

 

 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: