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Obras do viaduto da Independência  com segunda etapa de instalação de vigas

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Obras do viaduto da Independência  com segunda etapa de instalação de vigas
Obras do viaduto da Independência  com segunda etapa de instalação de vigas
Obras do viaduto da Independência  com segunda etapa de instalação de vigas

Mais de 50 profissionais participam da operação que alcança 60% da obra total do viaduto

Até o próximo domingo, 15, 32 peças de concreto com 20 metros de comprimento e 26 toneladas, serão posicionadas sobre a estrutura já pronta para formar a laje do viaduto da Independência, que integrará o Sistema Bus Rapid Transit  (BRT), na avenida Augusto Montenegro. A operação vai ocorrer no período de 00h às 5h, por medida de segurança e para evitar possíveis transtornos ao trânsito.

O trabalho de instalação da segunda etapa de vigas começou na última segunda-feira  (9) e, de acordo com o engenheiro da Secretaria Municipal de Urbanismo, (Seurb), Eduardo Mello, a exemplo da primeira operação, realizada em agosto passado, quando 16 vigas foram instaladas, esta segunda operação é realizada com cuidados especiais. “Devido à dimensão das vigas, foi montada e planejada uma operação cuidadosa para transporte e içamento delas. Cada viga é transportada, desde o pátio onde elas foram produzidas, em uma carreta com tamanho e velocidade apropriados para evitar abalos. Em seguida, são erguidas e posicionadas, individualmente, com auxílio de um guindaste especial”, detalha o engenheiro.

Até esta quarta-feira, 11, foram instaladas oito vigas no trecho do viaduto localizado em frente ao supermercado Líder e o Posto Iccar. Entre a 00h de hoje e a madrugada de amanhã, 12, mais oito serão posicionadas no trecho em frente à antiga loja da Belém Importados, em ambos os sentidos da Av. Augusto Montenegro. E até a madrugada do dia 15, a operação segue para preencher todos os vãos de vigas, no trecho da Av. Independência até os condomínios Rio das Pedras e ParkLândia, também, nos dois sentidos da via. Cerca de 50 profissionais Seurb e do Consórcio BRT estão envolvidos na operação, com auxílio vários equipamentos e maquinários, como caçambas, carretas, guindaste, caminhão munk, geradores e spots de iluminação.

Os motoristas que precisam transitar nessa área durante o horários dos serviços devem ficar atentos às interdições temporárias realizadas em faixas da Av. Augusto Montenegro, no entrono da obra, de acordo com a necessidade da operação.  Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fazem o ordenamento do trânsito e orientam os motoristas sobre os desvios alternativos.

Segundo o engenheiro, com esta segunda operação, a obra do viaduto encontra-se com 60% dos serviços já executados e com previsão para ser concluído até dezembro. “No trecho de viaduto, em frente ao supermercado Líder, a laje está em execução. Após a instalação das novas vigas, daremos continuidade a essa fase de laje, para posterior construção das barreiras de proteção laterais, pavimentação e iluminação. Além disso, já estamos com uma das rampas de acesso, que é estruturada em terra armada e concreto, quase concluída”, avalia Eduardo.     

Para concluir a fase de instalação de vigas, ainda faltam 16 delas serem implantadas nos vãos centrais do viaduto, localizado no meio do cruzamento das avenidas Augusto Montenegro e Independência. “Essa última operação, a ser realizada até o próximo mês, deve ser mais cuidadosa ainda pela localização das vigas e deverá envolver a Eletronorte devido as linhas de alta tensão de energia elétrica que passam sobre o viaduto”, explica o engenheiro.  

Elevado - A obra do viaduto começou em fevereiro com a implantação da fundação da estrutura de concreto e a fabricação das 64 vigas pré-moldadas em uma área específica, na Avenida Mário Covas. 

A parte suspensa do elevado terá uma extensão de cerca de 400 metros, com largura de 21 metros e acesso por meio de rampas. Ele atingirá nove metros de altura em seu ponto máximo. O viaduto terá três faixas para veículos comuns e uma para o ônibus BRT em cada sentido da Augusto Montenegro, além de interligação com a Independência, nos dois sentidos, por meio de um sistema viário sob o viaduto, que permitirá o acesso às demais avenidas e ao comércio local. 

O elevado diminuirá o tempo de espera no sinal, pois será implantado semáforo somente para pedestres e ciclistas, nos dois sentidos da Augusto Montenegro, no cruzamento com as avenidas Independência e a Centenário, reduzindo o tempo de viagem.

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