O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, visitou a praia do Marahu, em Mosqueiro, para vistoriar as obras de construção dos muros de proteção que estão sendo construídos para conter a ação da maré alta e erosão no local. O muro de arrimo terá cerca de 2,5 quilômetros de extensão e contemplará dez praias da ilha.
No Marahu, mais de 30 homens trabalham na fundação do muro de arrimo, que terá 650 metros de extensão, contornando toda a orla da praia. De acordo com o secretário municipal de urbanismo, Adinaldo Oliveira, na fundação estão sendo instaladas 200 estacas a uma profundidade de dez metros cada. “Até este momento já executamos em torno de 34 estacas, uma média de seis por dia, onde as equipes trabalham aproveitando inclusive o turno da noite, quando a maré baixa”, informou.
Ainda de acordo com o secretário, a Prefeitura de Belém teve a informação de que na praia do Bispo houve um desmoronamento da margem da praia, e nesta quinta-feira, 12, equipes realizarão o isolamento da área para evitar problemas futuros. “A área onde ocorreu o desmoronamento é uma área que será contemplada no projeto de construção da orla, e brevemente será recuperada com as obras executadas aqui em Mosqueiro”, declarou Adinaldo.
As intervenções se iniciaram pela praia do Marahu. Na próxima semana começam as obras na praia do Paraíso, depois na Baía do Sol e, consequentemente, nas praias que vão em direção à Vila, como Ariramba, Murubira, Chapéu Virado, entre outras. O valor da obra é de R$ 23.188.260,57 e será financiado pelo governo federal por meio do Ministério de Integração Nacional.
O prefeito Zenaldo Coutinho fez questão de caminhar pela praia para ver de perto o processo de instalação das estacas. “As obras estão avançando e já na semana que vem seguiremos para a praia do Paraíso, dando sequência com duas frentes de trabalho, sendo uma no Marahu e outra no Paraíso, e assim seguiremos em todas as praias programadas, que durante seis meses terão obras intensas de preparação de muro de arrimo, contenção e urbanização. Além das obras contratadas junto ao governo federal e a prefeitura, estamos trabalhando também o paisagismo e a iluminação pública. Vamos fazer um belíssimo projeto de iluminação publica aqui na orla de Mosqueiro para entregar à população uma orla completa”, disse.