O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, fez uma visita técnica às obras do canal da Travessa Três de Maio, em andamento no bairro da Condor, na manhã desta sexta-feira, 13, e aproveitou para anunciar obras de saneamento e pavimentação na Passagem Valente, que fica às proximidades da obra, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores daquela área. Os vereadores de Belém Victor Dias, José Dinely e Wellington Magalhães acompanharam o prefeito na visita.
A Passagem Valente tem cerca de 180 metros de extensão, passa por constantes alagamentos após as chuvas, mas não constava do cronograma inicial das obras do canal da Travessa Três de Maio, que é um dos subtrechos do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). Numa união de esforço dos moradores da passagem, que levaram as reivindicações de melhorias para aquela via à Prefeitura de Belém, o início dos trabalhos foi anunciado pelo prefeito. Os moradores comemoraram.
“As obras da Travessa Três de Maio estão avançando de maneira forte. Em virtude disso, algumas vias passaram a sofrer com alagamentos, como esta Passagem Valente. Por isso, depois de ouvirmos a comunidade, decidimos fazer drenagem, meio-fio, calçada e pavimentação da via. Com isso, vamos trazer dignidade para todos os moradores, integrando a passagem à obra do canal”, afirmou Zenaldo.
A administradora Ângela Silva, moradora da passagem, estava muito feliz com o anúncio do início das obras. “Já passamos por muitas enchentes aqui na passagem. Então, vimos que a nossa união seria importante para assim podermos cobrar os serviços que ela precisa. Foi a nossa cobrança que deu certo e espero que tudo melhore por aqui”, disse Ângela.
Melhorias - Na conversa com os moradores, Zenaldo Coutinho informou que já na próxima semana o serviço de topografia começa na passagem e em seguida haverá uma reunião técnica com os moradores, que será conduzida pelos assessores do Promaben. “Os técnicos vão avaliar sobre a profundidade da drenagem e a largura em que ficará a via. Vamos avaliar o que será melhor para todos, mas alguns sacrifícios serão necessários, enfatizando a consciência coletiva de todos, o que é muito importante”, disse o prefeito.
Zenaldo anunciou também que serão construídas quatro áreas de convivência para os moradores ao longo do canal da Três de Maio. “Aqui perto teremos uma Academia ao Ar Livre, e também uma área com brinquedos para as crianças, uma pracinha e um local onde os moradores possam se sentar e conversar”, adiantou o prefeito.
Os moradores também falaram sobre o problema do lixo na área. O prefeito informou que no sábado, 21, um grande mutirão será feito numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e o Promaben para recolher entulho ao longo da Travessa Três de Maio, numa grande ação de educação ambiental.
Daniel Rocha, de 59 anos, mora há 32 na Passagem Valente e disse que as promessas de melhorias no local foram muitas. “Sempre enfrentamos alagamentos por aqui e ouvimos muitas promessas. Quando vimos a obra do canal começar, percebemos que a nossa passagem estava fora do projeto, e então começamos as reivindicações. Foi muita luta, mas com nossa união conseguimos que a obra seja feita, e temos muita confiança de que teremos um lugar melhor para morar”, afirmou o morador.
O Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova, no qual as obras do canal da Três de Maio estão inseridas, vai beneficiar seis bairros de Belém - Cremação, Guamá, Condor, Jurunas, Cidade Velha e Batista Campos -, impactando diretamente cerca de 220 mil pessoas que vivem nesses locais. As obras de revestimento lateral do canal estão bem avançadas e chegando à altura do trecho entre as Passagens Bugarim e 21 de Abril.