“A gente se dedica há anos e nunca imagina que um dia vão olhar assim para o nosso trabalho, que é feito com tanto carinho”, disse emocionada a enfermeira Marilea Moraes que há 38 anos atua no Hospital Pronto Socorro Mário Pinotti, no bairro do Umarizal. Ela é uma das servidoras mais antigas do hospital, e junto com outros 33 trabalhadores do Pronto Socorro, recebeu homenagens da Câmara Municipal de Belém na Sessão Especial proposta pelo vereador Gustavo Seffer pelo aniversário de 97 anos do hospital.
Grupos de apoio para a humanização hospitalar também receberam homenagens e Diploma de Honra ao Mérito como os Atletas da Alegria, alunos de uma faculdade particular que realizam voluntariamente atividades de entretenimento dentro do hospital no chamado Plantão Sorriso, projeto que leva lazer e recreação aos pacientes.
O vice-prefeito de Belém, Orlando Reis, participou da sessão e aproveitou para agradecer o empenho e dedicação dos servidores que fazem a diferença no atendimento diário no hospital. “É graças a você servidor, que milhares de vidas podem ser salvas ali dentro do Mário Pinotti, que às vezes chegam se nenhuma perspectiva e saem dali cheios de saúde”, ressaltou.
O titular da Secretaria de Saúde de Belém, Sergio de Amorim Figueiredo, destacou a importância do trabalho de cada servidor dentro do hospital. “Não é fácil fazer saúde pública, mas quando o ofício é realizado de forma correta e com servidores que se doam, como os funcionários do PSM da 14, tudo flui da melhor maneira. Quero deixar registrado que quando o hospital foi reformado e ampliado, recebeu na época, investimentos de 18 milhões de reais, sendo que 5 milhões foram investidos em equipamentos que hoje salvam centenas de vidas diariamente", destacou.
Raimundo Arias, médico do HPSM, fez um resumo da história do Mário Pinotti e revelou curiosidades sobre o prédio, estrutura, datas e funcionamento. Para o diretor geral do hospital, Samuel Aflalo, apesar das conquistas indiscutíveis, ainda há muito o que avançar. “A gente já conseguiu muitas vitórias na nossa gestão principalmente com o resgate da humanização e, por isso, agradecemos a todos os servidores daqui porque todos se esforçam muito para atenderem o usuário da melhor forma”, pontuou.
A programação de aniversário também levou para dentro do hospital uma manhã de surpresas com direito a bolo, parabéns e uma celebração ecumênica com um padre e um pastor. Um quadro com o nome dos mais de 1300 servidores fez parte das homenagens em comemoração ao aniversário. “Parece surreal, mas é verdade. Nós pensamos na ideia e colocamos em ação com o nome de todos os servidores ali, naquele quadro para que cada um pudesse se sentir ainda mais parte dessa história”, destacou a diretora do departamento de recursos humanos do hospital, Silvia Simone.
Para a paciente, Estela Gomes, 43, os servidores merecem a homenagem. “Aqui eles se dedicam a cada instante para nos atenderem da melhor maneira, e por isso merecem ser vistos, homenageados e gratificados”, destacou a paciente.
Neste ano, após lei aprovada na Câmara de Belém, o prefeito Zenaldo Coutinho sancionou lei instituindo o Dia Municipal do Funcionário do Hospital Pronto Socorro Mário Pinotti a ser comemorado na mesma data de aniversário do hospital, 30 de outubro.