A prevenção de doenças é a principal importância da vacinação. É assim que pensa a dona de casa Hilca Silva, que levou hoje a filha Katriele, de 2 anos, para atualizar a carteira de vacina no segundo dia de ação da Unidade Móvel de Vacinação da Prefeitura de Belém, no bairro do Jurunas, próximo ao Portal da Amazônia. “Por falta de tempo ou por dificuldade de ir a um posto de saúde, a gente sempre deixa para vacinar depois, mas quando tem uma ação assim, perto de casa, não dá para perder”, destaca.
Katriele só precisou atualizar a vacina tríplice viral, mas se precisasse de outras também teria, pois a Unidade Móvel funciona como uma sala de vacinação tradicional e possui em estoque todas as vacinas do calendário nacional de imunização do SUS. “Nos dois dias de ação aplicamos 330 doses de vacina. Um número expressivo, que reforça a importância desta unidade volante para atender aquelas comunidades que não possuem unidade de saúde próxima às suas casas. Estamos dispondo toda a estrutura necessária para esse atendimento e, claro, ampliar a cobertura vacinal no município”, afirma Nazaré Athayde, coordenadora do Programa Municipal de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Com a carteira de vacinação em mãos, a assistente social, Maria Rodrigues, esteve na unidade móvel para receber a vacina da febre amarela e levou as filhas para atualizarem as carteiras. “As meninas vieram fazer as vacinas normais, da rotina das crianças. É importante ter essas ações porque tem todas as vacinas do calendário”, conta.
Nazaré Athayde reforça que a vacinação tem que ser uma prática comum entre a população, visto que ela não protege apenas quem recebeu a vacina, mas sim a todos. “Quanto mais pessoas estiverem com a carteira de imunização atualizada, menores são as chances de contaminação por doenças. Hoje temos um leque de vacinas que reforçam a ampliação da prevenção e o combate, controle e erradicação de doenças. Todas são gratuitas e estão disponíveis nas unidades de saúde”, garante a coordenadora.
Esta é a segunda ação da Unidade Móvel de vacinação, que foi entregue no início de outubro pelo prefeito Zenaldo Coutinho. A unidade já passou pelo bairro de Canudos, quando mais de cem doses foram aplicadas. A próxima ação está prevista para a feira do Ver-o-Peso.