A Prefeitura de Belém deu início à oitava edição dos Jogos das Ilhas Sul de Belém nesta quinta-feira, 16, na ilha do Combu. A competição, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, reuniu os mais de 600 estudantes da Escola Milton Monte e das Unidades Pedagógicas do Combu, Santo Antônio, São José, Nazaré e Navegantes; além de professores e autoridades como o secretário municipal de Educação Marcelo Mazzoli, para a cerimônia de abertura das competições.
Com o tema “O esporte e a cultura ribeirinha”, a programação é voltada para a socialização das crianças por meio do esporte e valorização da cultura regional ribeirinha com resgate dos esportes típicos da região, mantendo a prática presente na vivência das crianças das ilhas.
As competições são em modalidades esportivas características das ilhas, como bola ao cesto, subida no açaizeiro, corrida da rasa (recipiente feito de palha e semelhante a um balde utilizado para transportar o açaí) e cabo de guerra. É disputada ainda, a famosa corrida do cocoio, em que os competidores correm montados em cavalos feitos com folhas das palhas dos açaizeiros. O futebol e a queimada também compõem os jogos.
Alexandre Santos, de 10 anos, tem experiência na corrida da rasa e na subida do açaí e está ansioso pela disputa. “Eu já ganhei a corrida ano passado e quero ganhar de novo. Participar dos jogos é muito bom, porque eu me divirto e posso conhecer meus colegas que estudam em outras escolas”, disse.
Para o diretor da escola Milton Monte, Tiago Oliveira, 29, os jogos contribuem para fortalecer a troca de experiências entre a escola e a comunidade e mantém viva a cultura ribeirinha. "Os jogos resgatam esses costumes tradicionais e trazem toda essa força histórica para a nossa realidade. É essencial que isso não se perca nas novas gerações que surgem”, ressaltou.
Durante a abertura, na Escola Milton Monte, as delegações de cada unidade acompanharam a execução do Hino Nacional e do Hino de Belém enquanto desfilavam com as bandeiras. Em seguida, os estudantes fizeram o revezamento da tocha e acenderam a pira dos jogos, para simbolizar a chama do espírito esportivo, a solidariedade e o companheirismo que devem estar sempre presentes em qualquer esporte. Após o juramento, o secretário de educação declarou oficialmente aberta a oitava edição dos Jogos das Ilhas.
Para comemorar o início das atividades, cada escola preparou uma atração cultural. A primeira apresentação foi realizada pelos alunos da UP Combu, que dançaram ao som da música “Voando pro Pará". Em seguida, o grupo folclórico Pirão de Açaí levou a tradicional dança do carimbó ao palco. As últimas atrações ficaram por conta das UPs Santo Antônio, e Navegantes que representaram as músicas "Balanço do Norte" e “No meio do Pitiú”.
Fã de Dona Onete, Luan Melo, de 10 anos, mostrou-se ótimo dançarino com o carimbó “No meio do Pitiú”. Aluno da UP Navegantes, ele já é profissional em subir no açaizeiro e tem o rio como quintal, de onde retira boa parte da alimentação. “Eu subo no açaizeiro já faz muitos anos e nem lembro quando aprendi a nadar. Vou competir na subida pra apanhar o açaí e vou ficar muito feliz com uma medalha”, revelou.
Emely Ferreira, de 7 anos, estudante da UP Nazaré e integrante do grupo Pirão do Açaí, não perde a oportunidade de mostrar o talento que desenvolveu na dança. “Eu acho o dia dos jogos muito legal porque vem muita gente diferente assistir a nossa dança, o nosso carimbó. Também gosto muito de assistir e torcer pelos meus amigos nas competições”, explicou.
O secretário de Educação, Marcelo Mazzoli, destacou a relevância de proporcionar ações voltadas para o esporte e cultura local. "Essa iniciativa reforça a importância da prática da atividade física para o bem estar de cada um e promove um momento de diversão”, afirmou. “Precisamos valorizar a cultura ribeirinha, que é tão rica e cheia de expressão”, acrescentou.
A programação dos Jogos das Ilhas continua nesta sexta-feira, 17, na unidade pedagógica do Combu, onde os alunos do ciclo II vão competir nas modalidades futebol e queimada. A final será disputada pelas duas escolas que mais pontuaram durante os jogos.