Emoção, velocidade e muita adrenalina foram os pontos mais destacados da 1ª Copa Amazon Power de Kart, realizada em Belém, durante a manhã de domingo, 10, em uma pista montada no entorno da praça Magalhães, bairro Reduto, no centro da capital paraense. A competição foi uma realização da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e da Federação Paraense de Automobilismo (Fepauto).
Um bom público, de cerca de 2 mil pessoas compareceu ao local das provas para assistir às disputas. A pista, que levou cinco dias para ser montada, utilizou mais de seis mil pneus, além de grades de proteção, que contornaram o percurso da pista de competição, e assim garantiram a segurança do público e dos pilotos.
O apoio da Prefeitura de Belém foi garantido também por funcionários da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que cuidaram da infraestrutura e limpeza do local da prova; da Guarda Municipal de Belém, que esteve atenta à segurança do público; e agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que fizeram a interdição e orientação do trânsito às proximidades do local da competição.
Belém ainda não tem um kartódromo, e por isso as provas precisam ser feitas nas ruas da cidade. Há cerca de vinte anos, competições de kart não eram realizadas na capital paraense, sendo que a última corrida foi em 1998, na avenida Visconde de Souza Franco. Em 2012, foi realizada uma prévia do Campeonato Paraense de Kart, no estacionamento de um shopping da capital, mas, desde então, a cidade nunca mais havia recebido nenhum evento desse esporte.
Para o titular da Sejel, Wilson Neto, que também é piloto amador de kart e participou da disputa na categoria Novatos, a realização da prova é um compromisso da PMB. “Buscamos fortalecer o esporte em Belém, buscando a integração para que todos os esportes possam ser atendidos pela Prefeitura, democratizando esse atendimento. O kart não poderia ficar de fora, já que o automobilismo é muito forte e já gerou muito ídolos para o nosso país. Resgatamos esse compromisso para que no ano que vem possamos fazer outras provas de rua em Belém, sempre buscando a parceria do poder público e a iniciativa privada, o que é muito importante”, avaliou.
Corrida - Os pilotos participantes da 1ª Copa Amazon Power de Kart usaram motores F4 preparados para esse tipo de pista, que são os mesmos utilizados no Campeonato Paraense de Kart. Os 24 pilotos inscritos, incluindo alguns de fora do Estado, foram divididos em três categorias: Novatos, para pilotos com pouca experiência; Graduados, a principal categoria e destinada para os que já participam de competições e tem experiência; e a Sênior que reúne pilotos acima dos 40 anos que não querem ou não podem participar da categoria Graduados pela falta de experiência.
Na categoria Novatos estava Ana ‘Penélope’ Lobo, a única mulher na competição. “Estou no kart há quatro anos, e posso dizer que competir nesse esporte não é uma questão de gênero, mas sim, financeira, já que é um esporte caro. Por isso, a importância dos patrocinadores é fundamental”, comentou. Ana teve apoio de uma barulhenta torcida, que foi à pista carregando vários balões cor de rosa.
A Prefeitura de Belém, por meio da Sejel e a Lei de Apoio ao Esporte Amador Guilherme Paraense, apoia os pilotos paraenses Oswaldo Ferreira, Mauro Folha e Augusto Santin, que estiveram à frente da organização do evento, junto com a Fepauto. Mauro e Augusto competiram em suas categorias.
Oswaldo abriu mão de participar das baterias para ficar somente na organização. Para ele, a Copa Amazon Power de Kart é um resgate das antigas competições em Belém. “Como Belém não tem kartódromo, nas décadas passadas fazíamos as competições nas ruas para chamar a atenção do poder público. E agora, com certeza, é um resgate e um grande orgulho para mostrar à população que podemos fazer eventos desse tipo. Era um grande sonho de todos nós e que hoje estamos realizando”, disse Oswaldo.
Vencedores - No sábado, 9, à tarde, foram realizados apenas os treinos livres para os pilotos reconhecerem a pista. No domingo, a competição começou por volta das 11 horas, com a tomada de tempo e as duas baterias para cada categoria, que foram disputadas alternadamente, perfazendo 25 voltas na pista em cada bateria. Os cinco primeiros colocados de cada categoria subiram ao pódio e receberam a premiação. Toda a competição durou cerca de três horas.
Na categoria Novatos competiram sete pilotos. O resultado final ficou assim: em quinto lugar, Goianinho Júnior; em quarto, Dimitri; em terceiro, Wilson Neto; em segundo, Henrique Veloso; e o campeão desta categoria foi Goianinho (pai).
A categoria Sênior teve oito pilotos. O pódio nesta categoria ficou dessa forma: em quinto lugar, Maurício Alves; em quarto, Augusto Santin; em terceiro, Marcos Baboo; em segundo, Júlio César; e o primeiro lugar foi de Jardel Lopes.
A categoria Graduados é considerada a principal do kart e também a mais veloz, já que nela estão pilotos mais experientes. Nas duas baterias da categoria foram nove competidores. O resultado final ficou assim: em quinto lugar, Mauro Folha; em quarto, Kleber Palheta; em terceiro, Felipe Paulino; em segundo, Robertinho Filho, e em primeiro, Felipe Branco.
O piloto Felipe Branco tem apenas 23 anos e compete no kart há cinco. “Acho que essas provas são muito importantes e que devem continuar a ser feitas em Belém. Eu estava confiante, mas ganhar foi uma surpresa. E eu devo isso à minha equipe que conseguiu ajustar o carro muito bem e ao meu pai que me deu ótimas dicas”, contou Felipe.
A 1ª Copa Amazon Power de Kart foi uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Sejel, e Federação Paraense de Automobilismo (Fepauto), e patrocínio da Amazon Power e Claro. O evento teve apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Jurunense Home Center, Cia. Athletica, Rápido Fortaleza, Print Mídia, Pará Resgate, Top Trader e RBC.