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Obra do Viaduto Independência entra na reta final com instalação de últimas vigas

Foto: Comus PMB
Obra do Viaduto Independência entra na reta final com instalação de últimas vigas
Obra do Viaduto Independência entra na reta final com instalação de últimas vigas
Obra do Viaduto Independência entra na reta final com instalação de últimas vigas
Obra do Viaduto Independência entra na reta final com instalação de últimas vigas
Obra do Viaduto Independência entra na reta final com instalação de últimas vigas
Obra do Viaduto Independência entra na reta final com instalação de últimas vigas

Cada peça mede 20 metros de comprimento e pesa 26 toneladas. Para executar o serviço, são usadas carretas apropriadas e um guindaste especial.

Na reta final da obra de construção do Viaduto Independência, que integrará o Sistema Bus Rapid Transit (BRT) na avenida Augusto Montenegro, será realizada a última operação para  colocação das vigas centrais do elevado.

Nos dias 4, 5, 6 e 7, será necessária a interdição total do cruzamento da avenida Augusto Montenegro com as avenidas Independência e Centenário para colocação das últimas 16 vigas que compõem a laje de sustentação do elevado. Serão instaladas quatro vigas em cada dia de operação. Sempre no horário de 0h às 5h, para evitar possíveis transtornos no trânsito e por medida de segurança.

Cada peça mede 20 metros de comprimento e pesa 26 toneladas. Para executar o serviço, são usadas carretas apropriadas e um guindaste especial. Vários profissionais, dentre engenheiros, técnicos, operadores e motoristas da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e do Consórcio responsável pela obra, além de agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), atuarão nos dias de operação.

O engenheiro Ademir Souza, fiscal da obra pela Seurb, explica o que mudará logo após a colocação das vigas. “Essa operação será delicada, pois foi preciso atentar para altura dos linhões de alta tensão que passam acima desse cruzamento. Após a colocação das vigas, a altura máxima abaixo do viaduto será de três metros, a princípio. Portanto, os veículos que forem trafegar abaixo do viaduto devem atentar para essa altura”, explica o engenheiro.  

A Semob fará o ordenamento das interdições e desvios de trânsito necessários para dar viabilidade à operação. Durante a interdição, quem estiver na avenida Centenário, seguindo rumo à avenida Independência, deverá desviar para a direita na Augusto Montenegro, pegar o retorno localizado próximo ao ginásio do Mangueirinho para, em seguida, acessar a Independência. No sentido inverso, o retorno deverá ser realizado próximo ao Parque Shopping. Na Augusto Montenegro o trânsito continuará fluindo normalmente.

Elevado - A obra do viaduto começou em fevereiro de 2017 com a implantação da fundação da estrutura de concreto e a fabricação das 64 vigas pré-moldadas em uma área específica, na avenida Mário Covas.

A parte suspensa do elevado terá uma extensão de cerca de 400 metros, com largura de 21 metros e acesso por meio de rampas com terra armada e estrutura de concreto. O viaduto terá duas faixas para veículos comuns e uma para o ônibus BRT nos sentidos da Augusto Montenegro, além de interligação com a Independência, nos dois sentidos, por meio de um sistema viário sob o viaduto, que permitirá o acesso às demais avenidas e ao comércio local. 

O elevado diminuirá o tempo de espera no sinal, pois será implantado semáforo somente para pedestres e ciclistas, nos dois sentidos da Augusto Montenegro, no cruzamento com as avenidas Independência e a Centenário, reduzindo o tempo de viagem.

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