Pesquisar

Prefeitura de Belém festeja os 402 anos da cidade com extensa programação

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Prefeitura de Belém festeja os 402 anos da cidade com extensa programação
Prefeitura de Belém festeja os 402 anos da cidade com extensa programação
Prefeitura de Belém festeja os 402 anos da cidade com extensa programação
Prefeitura de Belém festeja os 402 anos da cidade com extensa programação
Prefeitura de Belém festeja os 402 anos da cidade com extensa programação
Prefeitura de Belém festeja os 402 anos da cidade com extensa programação
Prefeitura de Belém festeja os 402 anos da cidade com extensa programação

Bolo de 20 metros de comprimento será compartilhado no Ver-o-Peso, como já é tradição.

Missa, bolo, inauguração e shows farão a festa dos 402 anos de Belém, que ocorre nesta sexta-feira, 12. A tradicional comemoração pelo aniversário da capital paraense, organizada pela Prefeitura de Belém, terá início às 8h com missa solene na Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha. Em seguida, a comunidade evangélica da Assembleia de Deus dará um abraço de oração e gratidão por Belém, em frente ao Palácio Antônio Lemos. Na sequência, tem parabéns e corte do bolo às 9h30, no complexo do Ver-o-Peso.

Um dos momentos mais aguardados pela população, o corte do bolo é compartilhado com quem vai ao Ver-o-Peso na festa. Este ano o doce terá 20 metros de comprimento. Ele será confeccionado pela panificadora Versailles, com apoio dos moinhos Ocrim e Cruzeiro do Sul, conforme explicou o coordenador municipal de turismo, Victor Cunha, titular da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur). “O bolo deste ano será decorado com a logomarca da Prefeitura de Belém em papel de arroz. Certamente será um dos presentes para os populares que fazem parte deste grande evento”, disse.

Para o comerciante Joenyr Oliveira, de 40 anos, e que há mais de 20 anos trabalha com uma loja de calçados em frente ao complexo do Ver-o-Peso, o corte do bolo é um momento aguardado por todos. “Antes mesmo de a gente abrir a loja já tem senhoras chegando com suas vasilhas, sacolinhas, já vi gente até com balde! Mas é legal compartilhar desse momento, principalmente por ele ser realizado no nosso principal cartão postal, e local de trabalho do dia a dia”, afirmou o comerciante, que também aproveita a oportunidade para garantir uma fatia do bolo. “Com certeza a gente aqui da loja também vai lá garantir um pedaço do bolo, afinal a gente também faz parte da festa, não é mesmo?”.

Após o corte do bolo, no Ver-o-Peso, a programação pelos festejos dos 402 anos de Belém segue com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme, às 10h30. No início da tarde haverá um culto evangélico celebrado na Catedral Quadrangular e às 18h30 o prefeito Zenaldo Coutinho participará da cerimônia de entrega de Medalhas do Mérito Francisco Caldeira de Castelo Branco em cerimônia realizada no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

“Hoje o País está vivendo uma das piores crises econômicas e políticas, no entanto, com a seriedade e comprometimentos do prefeito Zenaldo Coutinho, nós estamos conseguindo atravessar essa turbulência, e a Prefeitura tem feito inaugurações de obras expressivas em nossa cidade, como creches, escolas, praças, mercado e unidades de saúde. Portanto, Belém e sua população merecem esse festejo pelos 402 anos”, enfatizou Victor Cunha.

Festejos - Belém é uma cidade que respira musicalidade. E como forma de valorizar os músicos locais, a PMB preparou uma programação para a noite do dia 12 com grupos genuinamente paraenses. A partir das 21h o Portal da Amazônia será palco da programação festiva, com shows de escolas de samba e guitarradas.

Para o vocalista da banda de guitarrada Marmenino, Fellipy Fernando, é satisfatório fazer parte da programação de aniversário da cidade. “A gente não vê a hora de chegar esse dia 12 de janeiro para saudar a nossa querida cidade com muita música, muito alto astral e fazer uma grande festa para a população”, afirmou. O grupo que já traz no nome um linguajar bem paraense está preparando um show especial. “No repertório, brega, cúmbia, merengue, as músicas que revelam o jeito belenense de ser. Sem dúvida a galera vai gostar bastante”.

Estão envolvidos na organização do evento a (Belemtur), a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), a Ordem Pública, as secretarias municipais de Economia (Secon), Urbanismo (Seurb) e Saneamento (Sesan), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e a Guarda Municipal (GMB).

Confira a programação completa do dia 12 de janeiro:

- Às 8h, missa solene, na Igreja da Sé.

- Às 9h30, parabéns e bolo comemorativo, no Ver-o-Peso.

- Às 10h30, inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme.

- Às 17h, culto evangélico na Catedral Quadrangular.

- Às 18h30, no Cine Olympia, dentro do projeto “Cinema e Música”, exibição do filme mudo “Luzes da Cidade”, com direção e atuação de Charles Chaplin, que terá acompanhamento ao vivo do pianista Paulo José Campos de Melo. Entrada gratuita.

- Às 18h30, solenidade de entrega das Medalhas do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

- Às 21h Grupo Mistura Regional

- Às 22h15min Banda de Guitarrada Marmenino

- Às 23h45min Kim Marques e Banda.

Relacionadas: