As obras de reforma e climatização da Escola Municipal de Educação Infantil da Pratinha, localizada no bairro da Pratinha, foram entregues à comunidade do bairro pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), na manhã desta quinta-feira, dia 8.
O espaço, que atende 130 crianças, de 1 a 5 anos, em tempo integral, dispõe de cinco salas de aula, cozinha com despensa, refeitório, playground, espaço de convivência e área de lazer com chuveiros e quintal. Além disso, a escola conta com uma cozinha e um banheiro exclusivo para o berçário, dois banheiros para as crianças maiores e um social. Todas as salas de aula são climatizadas, num esforço da Prefeitura de Belém de entregar escolas reformadas, com essa característica, que é de possuir ar condicionado.
O prefeito Zenaldo Coutinho disse que a entrega da escola não era favor nenhum aos moradores da comunidade e seus filhos. “Ter uma escola como esta, deste nível, é apenas o dinheiro do imposto de cada um que volta em prol da comunidade. Nós da Prefeitura apenas gerenciamos esses recursos. Em escolas com esta, precisamos fazer o melhor possível, porque aqui é onde as crianças têm seus primeiros momentos de interação social. E esperamos também despertar nelas e em todos que irão usufruir deste espaço o sentimento de pertencimento, para que entendamos que: o que é público é de todos. E é importante que essa mensagem de preservação de um espaço que é público seja repassada aos alunos, que, com certeza, irão transmitir aos pais”, avaliou o prefeito.
Fabíola Wenceslau, de 24 anos, é mãe do pequeno Luiz Antônio, de 2, que começou a estudar no início deste ano. Mãe e filho estavam na inauguração da escola. “Estou muito feliz do meu filho estar estudando aqui na escola, porque ela tem uma boa estrutura e um bom atendimento. Meu filho está há pouco tempo aqui, mas já vejo progressos na forma como ele passou a interagir com outras crianças. Ele ficando o dia todo aqui, faz com que eu possa continuar estudando com mais tranquilidade, e até procurar um emprego, o que vai fazer com que eu possa dar sempre o melhor a ele”, avaliou Fabíola.
Reforma - A festa da entrega da reforma da escola começou com a apresentação da Banda da Guarda Municipal de Belém, que tocou ritmos com temas infantis. Na inauguração teve hasteamento das bandeiras do Brasil, do Pará e da Prefeitura de Belém, por três crianças da escola, pelo prefeito Zenaldo Coutinho; o titular da Semec, Marcelo Mazzoli; e a diretora da escola Josiane do Socorro Azevedo.
O secretário Marcelo Mazzoli falou que a entrega das obras da escola da Pratinha é a reafirmação de um compromisso com a comunidade do local, que já havia pensado e sonhado com um espaço para atender às crianças, desde 1986. “Aqui não temos apenas uma escola em tempo integral para as crianças. Temos um espaço de esperança para futuros cidadãos. É um local de liderança exemplar, utilizando as boas práticas educativas, porque aqui, outros professores da rede de ensino municipal poderão aprimorar seus conhecimentos, em estágios de observação, por conta que a escola é de referência”, enfatizou.
O berçário da escola foi completamente reformado e conta com um banheiro exclusivo, atendendo a 18 crianças de 1 ano de idade, das 7h30 às 17 horas. Gabriela Monteiro, moradora do bairro da Pedreira, é uma das 12 professoras da escola, e cuida do berçário, que tem duas professoras de manhã e duas à tarde. “Gosto muito do trabalho que faço aqui. As crianças são ótimas e se adaptaram muito bem. Também temos a ajuda dos pais que são muitos receptivos e participativos”, elogiou a professora.
A diretora da Escola da Pratinha, Josiane do Socorro Azevedo, disse que o sentimento de ver a escola toda reformada é de gratidão. “É muito gratificante ver que cada pessoa aqui cuidou de um pequeno detalhe para que tivéssemos esse momento. Mas isso é apenas uma forma de valorizar ainda mais a educação infantil. Sei que estamos fazendo história, para trazer um futuro de conquistas a essas crianças”, pontuou.
O líder comunitário da Pratinha, Adailton Leite, contou que o local onde está localizada a escola era uma antiga fábrica de vassouras, e que ele está muito feliz de ver a creche devolvida à comunidade tão bem equipada. “Aqui vamos ter uma melhor qualidade de ensino para as crianças, mas com certeza, também será um espaço de condições melhores para os servidores que atuam na escola”, celebrou.
Reformadas - A Semec está se preparando para inaugurar mais duas escolas de ensino infantil, que passaram por reformas, ainda este mês, em Belém. A primeira é a Escola Manuela de Freitas, no bairro de São Brás, que irá atender a mais de mil alunos do ensino fundamental menor e maior, em 15 salas, laboratórios, área de lazer, jardim e quadra poliesportiva, além de refeitório e cozinha. A previsão de entrega é no dia 23 deste mês.
A segunda escola municipal que será devolvida reformada à comunidade é a Escola São Silvestre, no bairro do Jurunas, que tem capacidade para atender a 240 crianças.